terça-feira, 26 de julho de 2011

Secretaria da Educação promove Curso de capacitação para Conselho Escolar

Secretaria da Educação promove Curso de capacitação para Conselho Escolar

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

.A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, faz curso de capacitação em Conselho Escolar no período de 22 de agosto a 19 de dezembro deste ano. Serão oferecidas 400 vagas na primeira etapa e mais 300 na segunda fase. O curso terá 80 horas/aula em cada etapa.

O objetivo do curso, realizado por meio da Coordenadoria de Órgãos Regionais de Educação (CORE), é destacar a importância do funcionamento do Conselho Escolar no desenvolvimento da Escola, e incentivar o debate sobre o princípio constitucional da gestão democrática e educativa no Estado. Na concretização do curso, a SEEC conta com as parcerias do Ministério da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e Promotoria Pública de Educação.

COMO PARTICIPAR

As Diretorias Regionais de Educação - DIRED são responsáveis pela divulgação e a distribuição das fichas de inscrição aos candidatos. Os interessados devem encaminhar o seu pedido de inscrição para o e-mail conselhoescolar@hotmail.com, no período de 25 de julho a 05 de agosto de 2011. Lembrando que só podem participar da fase II, os participantes que forem certificados na I fase.

O curso será feito dentro da modalidade Educação à Distância, com momento presencial e demais atividades. A participação no curso requer computador com internet. Para primeira fase o conteúdo principal tem referência do material didático desenvolvido especificamente para o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, implantando pela Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação/SEB-MEC.

O curso faz parte do programa nacional, composto "Cadernos Conselhos Escolares", oferecendo na primeira fase temas como: Conselhos escolares na democratização da escola e construção da cidadania, aprendizagem na escola, valorização da cultura do estudante e da escola, tempo pedagógico, além de gestão democrática da educação e a escolha de diretores.

Na segunda fase serão apresentados os temas: Espaço de formação humano, ou seja, circulo de cultura e qualidade da educação, financiamento da educação no Brasil, valorização dos trabalhos em educação, educação do campo, finalizando com a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. O caderno foi elaborado por docentes e especialistas de universidades a convite do SEB/ MEC. O material constitui sob uma ótica do principio constitucional para educação, elaborados para formação de conselheiros escolares, tendo a responsabilidade das secretárias estaduais e municipais de educação.

A coordenadora Regional de Educação, professora Elizabeth Jácome, destaca a formação continuada como grande oportunidade para o crescimento pessoal e profissional do cidadão, ressaltando ainda a importância dos participantes como multiplicador para sociedade.


FONTE: SEEC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário