Google Brasil terá de pagar R$ 12 mil à usuário difamado por comunidade do Orkut
A Google Brasil pagará R$ 12 mil à um usuário que sofreu ofensas no Orkut. A empresa foi condenada pela 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Adriana Nunes, mãe e representante do adolescente, conta que foi criada uma comunidade no “Orkut” em 2008 que ofendia seu filho e que, em 2009, roubaram a senha do perfil do menino no site e usaram-na para continuar a ofendê-lo e aos seus amigos.
Ela enviou vários pedidos de retirada do ar da página ofensiva, porém não foi atendida. Ainda segundo ela, os fatos abalaram seu filho, que na época estava apenas com 13 anos de idade e acabou precisando de tratamento psicológico.
A Google argumentou que não poderia ser responsabilizada pelos danos sofridos pelo autor, pois este é menor de idade e, portanto, pelo termo de política do site, ele estaria expressamente proibido de utilizar a página de relacionamento “Orkut”.
Os desembargadores que compõem a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro fundamentaram sua decisão na afirmativa de que, embora a Google não tenha criado a comunidade que atentou à honra do autor, omitiu-se em retirá-la de circulação, mesmo diante da denúncia. Para eles, mesmo que o fato não tenha tido uma grande repercussão, este colocou o menor em uma situação vexatória.
http://www.nominuto.com/blog/infoblog/
Nenhum comentário:
Postar um comentário