quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Greve dos Professores está oficialmente encerrada
Após negociação realizada no final da tarde desta quarta-feira (28), com a participação da secretária Betania Ramalho, do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, e de interlocutores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, o Sinte resolveu oficializar o fim da greve dos professores, na assembléia que ocorreu na tarde desta quinta-feira (29). Com isso, os 420 professores que aderiram ao movimento devem retornar para suas atividades normais.
Entre os pontos acordados, ficou decidido que a Secretaria de Estado da Educação irá dividir em seis parcelas o pagamento de R$ 6 milhões, referentes às horas suplementares dos professores que ministraram mais que 20 horas em sala de aula durante os meses de abril a julho deste ano. Esse parcelamento será feito a partir do mês de setembro.
Além disso, foram mantidas no acordo, ações já anunciadas pela secretária Betania Ramalho, na última segunda-feira (26), como o envio para a Assembleia Legislativa do projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores. Assim como o envio, para apreciação dos deputados, do projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder mais uma letra aos professores.
Ficou acertada ainda a alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Estadual. Esses artigos tratam de regras para promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora atividade para planejamento. Assim como os demais projetos de lei, a proposta de alteração também será enviada para a Assembleia.
A secretária Betania Ramalho também se comprometeu em suspender o corte de ponto dos professores grevistas, desde que eles apresentem um cronograma de reposição de aulas aos gestores das escolas em que estão lotados. Segundo relatórios da Coordenadoria de Recursos Humanos, da Secretaria da Educação, dos 10 mil professores em sala de aula de todo o Estado, apenas 420 aderiram à greve. O número representa 4% do total.
Para a secretária, a decisão pelo fim da greve foi sensata. “A própria direção do sindicato reconheceu, na assembléia de hoje, que as negociações foram mais fortes do que a própria greve e que a adesão foi muito pequena. Logo, eu agradeço aos que decidiram pelo fim da greve. E agradeço principalmente à grande maioria dos professores que não deixaram suas salas de aula. Vocês foram decisivos para garantir o direito dos alunos aprenderem”, concluiu Betania Ramalho.
http://www.rneducacao.com/
Assembleia encerra greve da educação
Os trabalhadores em educação da rede estadual voltam amanhã às escolas. O final da greve foi decidido em assembleia realizada na última quinta-feira, que contou com a presença de uma das intermediadoras da negociação: a deputada Fátima Bezerra. Segundo ela, foi a força social da categoria que obrigou o Governo a colocar uma proposta na mesa.
O documento assinado pela Secretária de Educação traz quinze compromissos, entre eles: o reconhecimento da dívida do terço de hora atividade, que deverá ser paga em seis parcelas; a garantia de enviar a revisão do plano de carreira do magistério para votação na assembleia legislativa até outubro; a convocação de professores concursados e o pagamento de uma letra promocional.
Mas a conquista mais comemorada foi a que determina a manutenção da Letra quando o educador mudar de nível, uma antiga reivindicação da categoria “Há 22 anos estou no estado, passei anos esperando uma promoção de nível médio para graduação e depois para especialização, sempre sofrendo os prejuízos de perder a letra. Essa é a maior conquista, pois representa um ganho real”, comemorou a diretora do Sinte-RN, professora Simonetti Almeida.
Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, as conquistas foram a consequência de um conjunto de fatores, como: a força histórica da categoria, a opinião pública favorável, o apoio de entidades da sociedade civil organizada e de parlamentares como os ex-dirigentes do Sinte-RN Fátima Bezerra e Fernando Mineiro.
Rômulo Arnaud, conclui: “O governo cedeu à nossa força, diante do grande desgaste político que nossas denúncias e nossas ações de greve causaram à imagem do governo junto à opinião pública do Estado”.
Fonte: Portal do Sinte RN.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Festival incentiva filmes sobre cultura afro feitos nas escolas
Foi lançado nesta quarta-feira, 28, em Brasília, o festival Curta Histórias, que fomenta a produção de filmes curtas-metragens realizado nas escolas das redes públicas. A iniciativa tem como objetivo pensar a história da África e dos africanos no Brasil a partir da representação de crianças e adolescentes.
O festival busca promover a pesquisa e análise crítica de estudantes e professores sobre a influência africana no processo de formação nacional e da diversidade étnico-racial brasileira.
De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, os curtas são uma forma de pensar a cultura e a história da África e dos afro-brasileiros a partir da visão das crianças. “Com este festival queremos trazer histórias, memórias, o dia a dia, as reflexões e os desafios das crianças e adolescentes brasileiros”, afirmou Macaé.
O Festival Curta Histórias é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) com a Fundação Casa da Árvore, Unesco, Fundação Vale e a Fundação Telefônica e foca na participação de estudantes de escolas públicas vinculadas ao Mais Educação e ao Ensino Médio Inovador, e também nos beneficiários do Projovem.
A página do festival na internet entra no ar no dia 16 de setembro.
Fonte: Portal do MEC.
SINTE/RN convoca categoria para o dia nacional de paralisação
Confira a pauta de reivindicações:
Pauta das Centrais Sindicais:
» Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais sem redução de salários.
» Fim do fator previdenciário.
» 10% do PIB para a Educação.
» 10% do Orçamento da União para a Saúde.
» Transporte Público e de qualidade/mobilidade urbana.
» Valorização dos aposentados.
» Reforma agrária.
» Suspensão dos Leilões de Petróleo.
» Contra o PL 4330 sobre a Terceirização.
» Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais sem redução de salários.
» Fim do fator previdenciário.
» 10% do PIB para a Educação.
» 10% do Orçamento da União para a Saúde.
» Transporte Público e de qualidade/mobilidade urbana.
» Valorização dos aposentados.
» Reforma agrária.
» Suspensão dos Leilões de Petróleo.
» Contra o PL 4330 sobre a Terceirização.
Pauta da CNTE:
» Piso, Carreira e Jornada.
» Votação imediata do PNE.
» Profissionalização dos funcionários da educação.
» Contra a terceirização dos serviços públicos.
» Royalties do Petróleo para a Educação.
» Piso, Carreira e Jornada.
» Votação imediata do PNE.
» Profissionalização dos funcionários da educação.
» Contra a terceirização dos serviços públicos.
» Royalties do Petróleo para a Educação.
Fonte: Portal do Sinte RN.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Escola realiza a culminância do Folclore do ano de 2013.
Com o objetivo de resgatar os valores culturais e folclóricos em nossa comunidade, a Escola Estadual Teônia Amaral realizou nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, às 19 horas, a culminância do Folclore no salão de eventos com diversas apresentações preparadas pelos professores junto com as turmas, tendo à frente a diretora Ione Medeiros com o apoio da equipe pedagógica, equipe de apoio e amigos da escola. Teve apresentação da banda marcial, poesias, paródias, dança, ditos populares, músicas folclóricas, peças teatrais, exposição de objetos antigos enfatizando o tema Cultura Afro que é um tema obrigatório no currículo do ensino médio. O encontro teve o encerramento com um lanche de comidas típicas e folclóricas no refeitório da escola.
Fonte: Blog da Escola Teônia Amaral.
Aulas de laboratório
Nesta semana a professora Juraci Araújo organizou as turmas do 1° Ano vespertino, EJA e 2° Ano noturno para aulas práticas no laboratório de ciencias da Escola Teônia Amaral, Florânia/RN.
Os estudantes foram conhecer todo o laboratório com o auxílio do vice-diretor e biólogo Canindé Silva que explicou os materias e equipamentos existentes e que podem ser trabalhado nas Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física. Foram feitos com a professora Juraci experimentos com a água e seu comportamento em temperaturas diferentes.
Também tiveram a experiência de conhecer o microscópio, a preparação de lâminas e fizeram a observação da célula da cebola e de água na qual constataram presenças de microrganismos.
Momento riquíssimo de aprendizado em ciências com o incentivo da professora Juraci que está à frente das aulas de Biologia e Química de parte das turmas da Escola. É diversificando as atividades que praticamos um ensino de qualidade e fomentamos o interesse dos educandos na área das ciências como também em outras áreas de aprendizado.
Fonte: Blog da Escola Teônia Amaral
Exame de certificação tem último dia de inscrições
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) encerra nesta terça-feira, 27, as inscrições do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As provas serão aplicadas a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a portuguesa, residentes no Brasil e no exterior, entre 22 e 24 de outubro deste ano.
O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. Ao fazer a inscrição, o participante deve selecionar o país e o posto aplicador do exame. O candidato à certificação deve ter no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro.
A prova é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns.
De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.
O Celpe-Bras conta com 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior. A prova pode ser realizada em países como Venezuela, Argentina, Uruguai, Espanha, Suíça, Polônia, Nigéria, México, Itália, Inglaterra, França, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Alemanha.
A inscrição deve ser feita na página do Celpe-Bras na internet.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep
O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. Ao fazer a inscrição, o participante deve selecionar o país e o posto aplicador do exame. O candidato à certificação deve ter no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro.
A prova é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns.
De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.
O Celpe-Bras conta com 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior. A prova pode ser realizada em países como Venezuela, Argentina, Uruguai, Espanha, Suíça, Polônia, Nigéria, México, Itália, Inglaterra, França, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Alemanha.
A inscrição deve ser feita na página do Celpe-Bras na internet.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep
Palavras-chave: língua portuguesa, proficiência, certificação, Celpe-Bras
Convocados na 2ª chamada têm último dia para fazer a matrícula
Os candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação têm nesta terça-feira, 27, o último dia para providenciar a matrícula na respectiva instituição de ensino.
As vagas restantes, depois das duas chamadas, serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrições on-line no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O prazo será aberto na quinta-feira, 29, e se estenderá até 16 de setembro.
A primeira edição do Sisutec recebeu 737.229 inscrições de 383.080 candidatos, que concorreram a 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para concluintes do ensino médio. Aberto a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, o sistema reservou 85% das vagas a estudantes oriundos de escolas públicas e registrou 523.448 inscrições desses estudantes. Outras 60.308 inscrições foram destinadas a cotistas — a reserva é obrigatória nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Outros 153.473 candidatos optaram pela ampla concorrência.
Os cursos mais procurados foram os de técnico em segurança do trabalho, com 89.656 inscrições; técnico em informática, 71.850, e técnico em enfermagem, 63.976. Do total de inscrições, 57% foram feitas por mulheres. Os cursos noturnos tiveram a preferência.
O resultado da segunda convocação pode ser conferido na página do Sisutec na internet. As matrículas das vagas remanescentes após as duas chamadas do sistema serão feitas também pela internet, na página do Pronatec.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Educação retoma diálogo com o Sinte
A Secretaria de Estado da Educação retomou o diálogo com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, na manhã desta segunda-feira (26). Apesar da pequena adesão de professores à greve e do mérito da ilegalidade ainda não ter sido julgado pela Justiça, a secretária Betania Ramalho preferiu dar continuidade às conversas que vinham ocorrendo antes mesmo da paralisação, para que houvesse um entendimento.
“Mesmo sendo um grupo pequeno, segundo os nossos relatórios, a ausência desses professores grevistas não deixa de causar prejuízos para os alunos das escolas a que eles pertencem. Por esse motivo, resolvemos conversar, até porque reconhecemos a importância do diálogo com o sindicato para as conquistas de uma categoria”, ressaltou Betania Ramalho.
Na reunião, foi anunciado que até outubro o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores, assim como o projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder uma letra aos professores.
Outro ponto discutido foi a alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Estadual. Esses artigos tratam de regras para promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora atividade para planejamento. A proposta de alteração também deve ser enviada para a Assembleia. De maneira geral, houve entendimento entre os que participaram da reunião e a expectativa é que o fim da greve seja oficializado na próxima assembleia sindical.
Sobre o corte de ponto dos grevistas, o Sinte solicitou a suspensão da medida, mas a secretária ficou de avaliar a decisão, caso a greve seja oficialmente encerrada. “Se vier a acontecer, iremos cobrar a reposição imediata das aulas que não foram ministradas. Mas esse é um ponto que ainda estamos estudando e discutindo, até porque, segundo a Procuradoria Geral do Estado, temos legitimidade para cortar o ponto de quem não trabalha.”
Nesta segunda-feira, a Coordenadoria de Recursos Humanos anunciou o número de 420 professores que aderiram à greve em todo o Estado. Logo, apenas 4% dos 10 mil professores que atuam em sala de aula, nos quadros da Secretaria de Estado da Educação, deixaram de registrar presença nos dias de paralisação. Dos 420, mais da metade estão lotados nas escolas de Natal.
A secretária também voltou a agradecer aos professores que decidiram pela manutenção de suas aulas. “Agradeço e volto a dizer que eles foram decisivos para garantir o direito dos alunos estarem em sala de aula, aprendendo. Os professores estão entendendo e compartilhando do nosso esforço, em corrigir o rumo da Educação, para que eles próprios tenham melhores condições de trabalho, reconhecimento e possam avançar na oferta de um ensino de qualidade. É o professor quem faz a diferença”, concluiu Betania Ramalho.
Fonte: Portal da Educação.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
A Escola Estadual Teônia Amaral utilizando as ferramentas tecnologias na melhoria do ensino e aprendizagem
Aulas com o uso das novas tecnologias na Escola Estadual Teônia Amaral Florânia RN.
Prof. , gestor e biólogo Canindé Silva trabalhando as células na aula de biologia .
A escola dispõe de uma lousa digital que muito veio contribuir na melhoria do ensino e aprendizagem.
Fotos: Juraci Araújo
Governo insiste no blefe das ameaças vazias mesmo depois da decisão sobre a legalidade da Greve
As constantes derrotas judiciais impostas pelo Sinte-RN ao Governo do Estado tem colocado em cheque a arrogância da Secretária Betânia Ramalho e o descaso da Governadora Rosalba para com a educação.
O fato de o Tribunal de Justiça ter recusado o pedido do Governo de ilegalidade da greve da educação foi mais um duro golpe na estratégia de ameaças aos grevistas, assumida pelo Governo.
A saída seria negociar, mas surpreendentemente a Secretária mantém a ameaça de corte de ponto e faz a pirotecnia de pedir os nomes dos grevistas às Direds, para manter o blefe.
Segundo a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso a reação é uma aposta desesperada na desinformação e no medo fantasioso. “O Governo sabe que a ameaça é vazia e descabida já que não tem como se concretizar por ser totalmente ilegal”, enfatiza Fátima.
Fátima reforça que o recado do SINTE é resistência e luta. “Vamos consolidar a paralisação e intensificar a luta para garantirmos o processo de negociação”, finaliza a sindicalista.
Fonte: Portal do Sinte RN.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Café regional especial com os amigos Hélio Araújo, S. Ramos e Maestro Jadson no grande encontro em Florânia RN.
Encontro de amigos num café regional especial com a presença de Hélio Araújo, Jadson S. Ramos, no qual reunimos para botar os assuntos em dia.
Uma tarde maravilhosa, trocando ideias e planejando grandes projetos em nossas vidas.
Fotos: Juraci Araújo
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Governo do Estado anuncia nova chamada de professores
O Governo do Estado dará continuidade à convocação de professores. No início da próxima semana, será publicada no Diário Oficial do Estado, a convocação de 115 professores aprovados no concurso, que irão atender às demandas iniciais do reordenamento da rede.
A ideia da Secretaria da Educação é convocar os professores à medida que as necessidades sejam confirmadas, a partir dos ajustes motivados pela implantação do terço da hora atividade, que vai permitir que o professor permaneça 20 horas semanais em sala de aula e dedique dez horas para planejamento e atendimento aos alunos.
Até o momento, 3.723 professores já foram convocados, nos últimos dois anos.
Até o momento, 3.723 professores já foram convocados, nos últimos dois anos.
Fonte: Portal da Educação
SINTE/RN alerta que radicalizará greve caso Governo continue fechado para negociação
Desde a última semana a direção do SINTE/RN tem buscado mediadores para negociar com o Governo. Com isso os dirigentes do Sindicato tentam evitar uma greve prolongada, já que os estudantes estão sendo prejudicados desde o início do ano por causa da falta de professores em diversas disciplinas.
A tomar pelo exemplo da greve da rede municipal de Natal, que durou 13 dias, houve ganhos para todos. De um lado, uma negociação acertada através de termo de compromisso assinado pelo executivo, de outro lado a população teve os serviços restituídos integralmente.
Apesar de todo fechamento do Governo Rosalba, o movimento só será radicalizado se não houver possibilidade nenhuma de negociação. A categoria fará uma nova assembleia de greve na próxima segunda-feira (26), às 8:30 na E. E. Wiston Churchill, e intensificará os esforços para chegar a um entendimento.
Diante de tudo isso, se o governo mostrar-se indiferente às suas obrigações, até os estudantes já decidiram que também assumirão medidas mais enérgicas em defesa da educação pública juntamente com professores e funcionários das escolas.
Fonte: Portal do Sinte RN.
Justiça nega pedido de ilegalidade da greve na Educação
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, negou de ilegalidade e abusividade da greve da educação. O desembargador Saraiva Sobrinho negou também o pedido de multa diária em caso de descumprimento da decisão. A decisão foi confirmada hoje (21) pelo TJRN.
O magistrado entendeu que as alegações feitas pelo Estado não eram inequívocas, não atendendo portando aos requisitos para concessão da liminar. Entendeu ainda que “não se constata, a priori, falta de razoabilidade nas demais reivindicações, pois aparentemente se apresentam como anseios voltados à própria melhoria do ensino, com postura eminentemente social”.
Ao analisar os autos, o desembargador Saraiva Sobrinho resssalta que o direito de greve é garantido pela Constituição Federal e que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal entende que sua aplicabilidade deve ser estendida à Administração Pública.
Ele destaca como fato público e notório o descumprimento por parte do Estado, da determinação judicial lançada no Agravo de Instrumento nº 2013.001282-3, com relatoria do desembargador Claudio Santos, no sentido de: "... determinar que o Estado do Rio Grande do Norte remunere os professores por mais 04 (quatro) horas de trabalho, tendo como base o valor da hora normal, como já explicitado, até que se efetive o direito à carga horária de 30 (trinta) horas, sendo 20 (vinte) horas em sala de aula e 10 (dez) horas para atividades extraclasse, como previsto na lei de regência ...".
Para o desembargador Saraiva Sobrinho, parece inconteste “a inércia do Executivo no concernente à perfectibilização de diversos mandamentos legais favoráveis à aludida categoria, notadamente a LCE 465/12 (reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação)”.
Com informações do TJRN.
Fonte: Portal do Sinte RN.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Alunos encantados com o Laboratório de Ciências da Escola Estadual Teônia Amaral Florânia RN
Aula no Laboratório de Ciências da Escola Estadual Teônia Amaral Florânia RN.
O gestor, prof. e biólogo Canindé Silva, apresentando aos alunos os reinos vegetais e animais encontrados nesse ambiente. Na oportunidade os educandos tiveram a oportunidade de observar a célula no microscópio, no qual foi um sucesso nesta aula especial.
Fotos: Juraci Araújo
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Florânia lugar de cultura forte e gente maravilhosa
Florânia , Terra de encanto, onde a cultura é forte.
Terra de seresteiros, de sanfoneiro que anima a moçada, Terra de cineastas , de atores, de poetas e poetisas, Terra de encantos e magias.
Aqui é o meu lugar !
Fotos: Juraci Araújo
UFRN abre concurso para 08 vagas de professor na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
Prédio da Facisa, Santa Cruz, RN |
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com concurso aberto para preenchimento de 08 vagas de professor adjunto na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), situada no município de Santa Cruz.
O cargo de professor que está sendo ofertado, através de concurso, envolvem atuação em áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.
Os interessados em participar devem se inscrever no período de 9 a 27 de setembro por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh). O período previsto para as provas é de 28 de outubro a 14 de novembro, devendo ser aplicadas no município de Santa Cruz.
Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico.
Fonte: Anote RN.
domingo, 18 de agosto de 2013
Brasil vai testar vacina contra dengue em humanos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Instituto Butantan a fazer testes da vacina contra a dengue em seres humanos. O teste terá a duração de cinco anos e será feito em 300 voluntários. Segundo o Ministério da Saúde, a autorização dada pela Anvisa é para a fase dois do estudo e visa a analisar efetivamente a eficácia e segurança da vacina tetravalente e que pretende prevenir a população contra os quatro tipos da doença (1, 2, 3 e 4).
Os testes em pessoas serão feitos no Instituto Central (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP); no Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e no Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP). O ministério está investindo R$ 200 milhões na pesquisa da vacina contra a dengue e projetos de outros produtos biológicos.
A pesquisa da nova vacina foi iniciada em 2006 pelo Instituto Butantan. Se for aprovada em todas as etapas da pesquisa clínica, poderá ser vendida e distribuída à população. A perspectiva do governo, em caso de sucesso em todas as etapas, é atender a demanda global e também exportar a vacina contra a dengue.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avalia que a autorização para os testes é um grande passo para o enfrentamento da doença e faz parte dos esforços do governo para proteger a população contra a dengue.
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma vacina contra a dengue com apoio do Ministério da Saúde. Os estudos começaram em 2009, em parceria com o laboratório privado GSK.
Fonte: Agência Brasil.
Petrobras abre inscrições para patrocínio a projetos sociais
Projetos sociais desenvolvidos em mais de 200 municípios poderão se inscrever, até 13 de setembro, para a seleção pública Integração Petrobras Comunidades 2013, que destinará R$ 48 milhões para ser aplicados por um período de dois anos. Poderão receber o patrocínio projetos na área de influência da estatal nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, da Bahia, do Ceará, Rio Grande do Norte, de Sergipe, Alagoas, do Maranhão, de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, de Goiás, do Pará, de Roraima e do Acre, além do Distrito Federal.
As inscrições podem ser feitas no site www.petrobras.com.br/ipc , onde também está disponível o regulamento da seleção pública. De acordo com a Petrobras, depois de encerradas as inscrições, a empresa fará caravanas presenciais e gratuitas, para capacitar e esclarecer dúvidas sobre a elaboração dos projetos sociais.
Serão selecionados projetos até R$ 300 mil, que promovam a garantia dos direitos da criança e do adolescente, a geração de renda, a oportunidade de trabalho e a educação para qualificação profissional. Segundo a Petrobras, do total de recursos R$ 21 milhões serão destinados à Região Nordeste, R$ 12 milhões às regiões Norte, Centro-Oeste e ao estado de Minas Gerais, e R$ 15 milhões ao Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Na primeira edição do projeto, em 2008, foram liberados R$ 6 milhões para 126 projetos até R$ 50 mil desenvolvidos nos estados de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Em 2011, foi lançada a segunda edição, que ao longo de dois anos destinou R$ 14 milhões para 74 projetos sociais nesses quatro estados, contemplando ao todo 50 municípios.
Fonte: Agência Brasil.
Crise na Educação do RN: Governo do Estado entra na Justiça pedindo ilegalidade da greve dos professores
Assembleia de Professores no Churchill na segunda (12) |
O procurador-geral do Estado, Miguel Josino, disse que também está analisando documentos para fazer o pedido de ilegalidade de greve para outras categorias que estão paralisadas.
A greve dos professores foi decidida por Assembleia da categoria na segunda-feira (12). Miguel Josino alega junto a Justiça do RN que a greve dos professores não tem justa-causa e que a motivação é política.
Josino disse ainda que a decisão pela greve foi tomada por um grupo pequeno de professores. "Um grupo pequeno de professores decidiu. A ata da Assembleia tinha a confirmação de presença de 154 professores.Como 154 professores podem decidir o destino de quase 20 mil?", pergunta o procurador que representa os interesses da estrutura de governo na administração de Rosalba Ciarlini.
Entre as reivindicações dos professores está o pagamento das horas excedentes. A Lei federal determina que as 30 horas semanais dos professores sejam divididas em 20 horas de sala de aula e 10 horas de atividades extra-classe. No Rio Grande do Norte os professores vinham com carga horária de 24 horas de sala de aula e apenas 06 horas de atividades extra-classe por semana.
A categoria agora está querendo que o Governo pague as 04 horas excedentes, segundo a Lei Federal, dadas nos últimos meses.
Professora de escola pública do RN é selecionada para ir ao maior laboratório de Física do mundo
A professora Amanda Vivian Medeiros de Souza, da Escola Estadual Ulisses de Góis, no bairro da Ribeira, em Natal, foi aprovada em processo seletivo para ir ao maior laboratório de Física do mundo, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, na Suíça.
Centro Europeu de Pesquisa Nuclear |
30 professores de Física de Ensino Médio foram selecionados em todo o Brasil. Amanda Vivian de Medeiros, formada pela UFRN em 2007, é a única representante do Rio Grande do Norte.
O processo seletivo foi organizado pela Sociedade Brasileira de Física com base em requisitos como: ter organizado olimpíadas de Física na escola em que leciona; ter participado de projeto de formação de professores; e a produção de redução que justifique seu interesse em participar do projeto.
Fonte: Anote RN.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Instituições terão apoio para projeto de curso de licenciatura
Projetos de aperfeiçoamento de cursos de licenciatura de instituições públicas federais de 21 estados e do Distrito Federal foram selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Cada instituição receberá R$ 130 mil para desenvolver a proposta — 60% para custeio e 40% para capital.
Dos 43 projetos aprovados, que representam as cinco regiões do país, seis tratam diretamente do currículo, que é um dos objetivos do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), sob a responsabilidade da Capes. Estão nesse grupo os institutos federais de educação, ciência e tecnologia Baiano, de Alagoas e de Minas Gerais, as universidades federais do Amazonas e da Paraíba e a Universidade Regional de Blumenau.
Outras propostas contempladas tratam de temas como gestão institucional, renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura e da formação de professores para a educação básica. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, escolheu o projeto Licenciaturas em Rede: a Pesquisa na e Sobre a Formação Docente. A Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vai desenvolver o projeto Saberes Docentes, Formação Interdisciplinar e Intercultural na Unilab. O Instituto Federal Goiano vai tratar do Estudo e da Produção de Material Didático como Instrumento de Formação Docente: um Enfoque no Ensino de Ciências.
Conforme o Edital nº 19/2013, que rege a seleção de propostas do Prodocência este ano, a execução dos projetos selecionados deve durar 24 meses, a contar da assinatura do contrato e do repasse dos recursos.
Fonte: Portal do MEC.
Assinar:
Postagens (Atom)