Nesta segunda-feira (12) professores da rede estadual de ensino voltam a debater proposta de greve geral da categoria. Às 8h30, na Escola Estadual Winston Churchill, Cidade Alta, acontece assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sinte/RN, alegando falta de entendimento com o governo do Estado para as reivindicações da categoria.
Professores preparam greve |
Na assembleia, lideranças dos educadores vão apresentar uma pauta reivindicatória com nove pontos, como pagamento de hora de trabalho excedente aos profissionais, gratificações dos diretores e vices, pagamento aos novos professores contratados, pagamento das horas excedentes.
Com certeza, a polêmica sobre o retorno de servidores que estavam cedidos ao Sinte (além dos três que tem por direito) também vai aparecer em debate.
Acompanho o movimento dos professores desde começo dos anos 80, quando era orientado pela extinta “APRN”. Na época aconteceram grandes manifestações pelo centro de Natal, greves e mais greves, principalmente nos governos de José Agripino e Geraldo Melo.
Em quase 35 anos de reportagem nunca vi tão ser tão fácil evitar paralisação de aulas das escolas estaduais, como agora.
Hoje, no atual momento político, o melhor caminho para melhora a Educação é o entendimento entre o governo e os representantes da categoria, patrão e empregados.
Para isso, é preciso que a vaidade pessoal e a arrogância fiquem de fora da sala de negociação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário