Os candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação têm nesta terça-feira, 27, o último dia para providenciar a matrícula na respectiva instituição de ensino.
As vagas restantes, depois das duas chamadas, serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrições on-line no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O prazo será aberto na quinta-feira, 29, e se estenderá até 16 de setembro.
A primeira edição do Sisutec recebeu 737.229 inscrições de 383.080 candidatos, que concorreram a 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para concluintes do ensino médio. Aberto a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, o sistema reservou 85% das vagas a estudantes oriundos de escolas públicas e registrou 523.448 inscrições desses estudantes. Outras 60.308 inscrições foram destinadas a cotistas — a reserva é obrigatória nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Outros 153.473 candidatos optaram pela ampla concorrência.
Os cursos mais procurados foram os de técnico em segurança do trabalho, com 89.656 inscrições; técnico em informática, 71.850, e técnico em enfermagem, 63.976. Do total de inscrições, 57% foram feitas por mulheres. Os cursos noturnos tiveram a preferência.
O resultado da segunda convocação pode ser conferido na página do Sisutec na internet. As matrículas das vagas remanescentes após as duas chamadas do sistema serão feitas também pela internet, na página do Pronatec.
Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário