terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto RPTV é destaque no Nordeste e premiado pelo Itaú/Unicef

Projeto RPTV é destaque no Nordeste e premiado pelo Itaú/Unicef

RPTV
Secretária Betânia Ramalho, Raimundo Melo e estudantes da RPTV
Secretária Betânia Ramalho, Raimundo Melo e estudantes da RPTV
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV, projeto inovador de comunicação desenvolvido na cidade de Currais Novos/RN, é premiado como umas vinte melhores experiências que transformam a realidade de crianças e adolescentes no Nordeste pelo Itaú/Unicef.

A solenidade de entrega dos certificados dos melhores da região Nordeste aconteceu na cidade de Fortaleza/CE, no dia 19 deste mês, contou com a presença de um grupo de estudantes/repórteres da RPTV, representantes da Secretaria Estadual da Educação, da 9ª Dired (Diretoria Regional de Educação), e da ONG Cecop (Centro de Documentação e Comunicação Popular do RN).

A RPTV é uma iniciativa inédita que integra educação, cultura e comunicação dentro de uma estratégia de desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas. Na RPTV, o estudante, devidamente capacitado, tem papel de protagonismo na produção, edição e transmissão da notícia.

O projeto é RPTV é fruto, de forma pioneira, de parceria entre a Secretaria Estadual da Educação e da Cultura e a ONG Cecop (Centro de Documentação e Comunicação Popular do RN). O prêmio Itaú/Unicef 2011 é voltado para instituições do terceiro setor e a RPTV participa dele através do Cecop.

"É um importante reconhecimento para um projeto que considero bem sucedido. A RPTV, resultado de parceria da Secretaria com a ONG Cecop, é uma fonte formadora e eu tenho uma grande expectativa de que esse projeto vá além dos canais a cabo. Espero também que sejam estabelecidas outras parcerias com instituições que trabalham no campo da educação e do audiovisual", afirma a secretária estadual da educação, professora Betânia Ramalho.

O Prêmio Itaú/Unicef, em sua nona edição, teve 2.922 projetos inscritos em todo o país. Na região Nordeste foram inscritos 589 projetos divididos em quatro categorias, de acordo com o porte das instituições envolvidas. O Cecop, classificado como instituição de médio porte, ficou entre os 05 melhores projetos de sua categoria, e o único selecionado no Rio Grande do Norte para concorrer ao prêmio.

Para a gestora em Tecnologia Educacional da SEEC, professora Zelda Caldas, a RPTV reflete o êxito de uma parceria voltada para a Educação Popular que valoriza o aprendizado, o protagonismo juvenil e a cultura. "É um trabalho em rede realizado pela Secretaria, com a participação da Dired, e pela ONG Cecop, em prol da educação integral na perspectiva de Paulo Freire", destaca Zelda.

O Prêmio Itaú/Unicef tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos, que visem à articulação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Para o gestor do Unicef, Rui Aguiar, o trabalho de ONGs em parceria com as escolas irão iluminar os novos caminhos da educação brasileira. "Se alguém quiser saber como fazer educação integral no Brasil vai ter que conhecer essas experiências que estão sendo premiadas", destaca Rui Aguiar.

Para Raimundo Melo, idealizador e coordenador do projeto RPTV, o prêmio é o reconhecimento ao trabalho conjunto que vem sendo feito pela Secretaria Estadual da Educação e pelo terceiro setor representado pela ONG Cecop. "Nosso trabalho está aliando a educação, a cultura e a comunicação na perspectiva do desenvolvimento do protagonismo de crianças e jovens estudantes, e tem mostrado que a ação articulada em rede pode fortalecer ainda mais as instituições", completa Melo.

A professora Ivânia Torres, diretora da 9ª Dired, com sede em Currais Novos, também observa a conquista do Prêmio como o reconhecimento a um trabalho que vem sendo desenvolvido com êxito. "Foi de suma importância a conquista do prêmio porque é o reconhecimento do trabalho realizado pela Secretaria, pela Dired, pela ONG Cecop, escolas parceiras, e pelos jovens do projeto", completa Ivânia.
FONTE: SEEC-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário