quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alunos potiguares estão na final da Olimpíada de Língua Portuguesa


Três estudantes potiguares foram selecionadas para a etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012, que acontece dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília. Eles foram escolhidos em meio a 125 alunos de todo o país, que estiveram reunidos desde o início da semana até esta quarta-feira (07), em Natal, quando foi divulgada a lista com os 38 finalistas da categoria “Crônica”.
Entre os finalistas estão a aluna Larissa Rebeca Araújo Nobre e a professora orientadora Judileide Silva Morais, da Escola Estadual Teônia Amaral, de Florânia, com a crônica “O sábado na minha cidade”; Maria Klívia Melo e a professora Maria de Jesus Lima, da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues, de Assú, com o texto “Rua da pista”; e o estudante Vinícius Henrique Silva, ao lado da professora Maria Liduina da Silva, da Escola Municipal Elisiario Dias, de São Miguel, com a crônica “Últimas lágrimas”.

O Rio Grande do Norte foi o Estado com o maior número de selecionados do Nordeste e o segundo do país, ficando apenas atrás de São Paulo, que garantiu quatro vagas na final. O resultado foi comemorado pela secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, que parabenizou os estudantes e professores pelo esforço. "É uma conquista que precisa ser comemorada. Afinal, eles foram selecionados em meio a mais de 3 milhões de estudantes inscritos em todo o país."
A cerimônia de premiação ocorreu no Hotel Imirá, na Via Costeira, também contou com a presença do coordenador estadual da ollimpíada, professor Afonso Gomes, da coordenadora geral dos programas da Fundação Itaú Social, Camila Feudberg, da presidente da UNDIME-RN, Maria Edineide de Almeida, e da coordenadora nacional da olimpíada e presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEQ, Sonia Madi.
Agora, serão conhecidos os resultados de outras três regionais. As categorias “Memórias Literárias”, “Poemas” e “Artigos de Opinião”, terão seus encontros em São Paulo (12 a 14/11), Fortaleza (20 a 22/11) e Belo Horizonte (27 a 29/11), respectivamente. Alunos da rede estadual do Rio Grande do Norte também apresentarão seus trabalhos nessas categorias.
A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
Iniciativa do Ministério da Educação - MEC, e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, o projeto tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, e o Canal Futura
FONTE: GOVERNO RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário