domingo, 11 de novembro de 2012

Castanha de caju é usada na confecção de árvores natalinas


Um dos principais itens da balança de exportação do Rio Grande de Norte, a castanha de caju, além da boa especiaria, pode ser usada, também, na confecção de árvores natalinas. A iniciativa foi apresentada na Incubadora do Agronegócio de Mossoró (Iagram), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O coordenador da incubadora, Giorgio Mendes, diz que a atividade é uma forma de promover a comercialização, aperfeiçoando o uso da castanha, e gerar renda extra para os praticantes, sobretudo no final do ano. "É como se fosse o 14° salário. Cada árvore de castanha de caju pode ser vendida por cerca de 40 a 50 reais", observa.

Mas o uso da castanha é apenas uma das alternativas para montagem de árvores de Natal. No ano passado, a Iagram ministrou oficina utilizando sachês de mel. O artigo natalino também pode ser feito com outros tipos de materiais, como sachês de lanchonetes, balas e chocolates.

"Quem tiver interesse pode fazer a árvore de ketchup, maionese e mostarda para restaurantes, ou de bombons e chocolates para dar de presente no final do ano", explica o coordenador.

Responsável por ministrar as oficinas, a artesã Magda Oliveira de Souza conta que no ano passado a oficina de mel gerou vendas até para fora do Rio Grande do Norte. "Os incubados que participaram tiveram muitas encomendas o que incentivou o aumento da venda da matéria-prima, no caso, o mel. Agora esperamos que aumente a venda da castanha de caju," ressaltou.

Para Maria Francineide Henrique, de Serra do Mel e membro da Associação Clube de Mães Maria das Neves Barbosa, não é difícil confeccionar as árvores. "Gostei bastante da oficina. A árvore ficou bonita e gostosa e é uma ótima opção para presentear e ornamentar. Além disso, durante a oficina já tivemos ideia para novos tipos de árvores", contou.
 http://www.nominuto.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário