segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Língua Portuguesa: Olimpíada premia finalistas em Natal

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realiza o primeiro de quatro encontros regionais, seguidos da premiação regional, de 5 a 7 de novembro, em Natal (RN). Participam 125 alunos e seus respectivos professores do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, selecionados em todos os estados brasileiros, na categoria crônica. Entre os semifinalistas, 16 são do Rio Grande do Norte.

 Para esta categoria, o Rio Grande do Norte será representado por 16 finalistas, entre os quais, dois são da rede estadual de ensino. Com o título de Poluição eleitoral, a aluna Maria José Barbosa, da Escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra (Macau) e Larissa Rebeca de Araújo Nobre, da Escola Estadual Teonia Amaral (Florânia), com o título O sábado na minha cidade vão apresentar seus trabalhos.

Concorrentes
Após seleção dos 125 concorrentes de cada categoria, 38 serão selecionados para a etapa final em Brasília nos dias 9 e 10 de dezembro. A novidade é que os professores orientadores poderão participar da premiação com a categoria especial de relato de experiência dos trabalhos finalistas. Os interessados devem enviar seus relatos em até 24h antes de cada etapa específica no link http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1052:relato-de-pratica-o-que-escrever-como-escrever&catid=54:orientacao-para-relatos

Formação de professores
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema no 5º e 6º anos; Memórias no 7º e 8º anos ; Crônica no 9º ano  e 1º ano do ensino médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos do ensino médio. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Serviço
A cerimônia de premiação regional em Natal será realizada no Imirá Plaza Hotel (Via Costeira, 4077 - Parque das Dunas), na quarta-feira (7/11), às 18h.

Encontros Regionais
Belo Horizonte: 27 a 29/11 – Artigos de opinião
“Metrópole do futuro: Estamos preparados” – Diego Sousa Guimarães da Escola Estadual Ainda Ramalho Cortez Pereira (Mossoró).
“Natal: Noiva do sol, amante da Prostituição” – Taiana Cardoso Novais da Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal)
“Turismo: benéfico ou maléfico?” – Liana Dantas de Medeiros da Escola Estadual Prof. José Mamede (Tibau do Sul)
“Lazer em Cruzeta: uma necessidade básica” – Jakeline Suzana de Medeiros da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros

São Paulo: 12 a 14/11 – Memórias Literárias
“O tecer de uma história” – Letícia Heloísa Alves da Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal)
“Marcas Pauferrenses - Eridiany Aparecida Gonçalves Freire da Escola Estadual Tarcísio Maia (Pau dos Ferros)

Fortaleza: 20 a 22/11 – Poema
“Coração Carnaubense” – Ana Caroline de Medeiros Dantas da Escola Estadual João Henrique Dantas (Carnaúba dos Dantas)
“”Lugar onde vivo” – Renata Heloíse Tomaz Santos da Escola Estadual Prof. Tertuliano P. Filho (Barcelona)
FONTE: TRIBUNA DO NORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário