terça-feira, 20 de novembro de 2012

Meu companheiro na escola

O jornal Mundo Jovem é um instrumento importante na minha vida escolar, desde a época em que cursava o antigo Ginásio, nos anos 1970. Depois, no curso de Magistério. Hoje, é um companheiro na minha prática pedagógica e apoio nos diversos projetos que realizamos aqui na Escola Estadual Teônia Amaral, em Florânia, RN.
Temos um projeto da poesia, no qual utilizamos os poemas do jornal para incentivar o gosto por esse gênero. Já estamos com um bom grupo de poetas na escola.
A partir do tema gravidez na adolescência, abordado no Mundo Jovem, a professora Gilzete Medeiros organizou oficinas e solicitou redações sobre o assunto. Três alunas dessa turma de 9º ano fizeram a inscrição para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Para a alegria de todos, elas foram aprovadas e hoje cursam na Universidade Federal os cursos de Letras, Engenharia da Produção e Serviço Social.
Todas as páginas das edições são importantes para a melhoria do ensino, pois temos um auxílio pedagógico em nossos projetos, nas reuniões e na sala de aula.
Em nossa cidade, elaboramos o projeto do cursinho pré-vestibular A Mídia e o Jovem, cuja referência bibliográfica foi baseada no Mundo Jovem. Os alunos ficam encantados com os temas apresentados.
Como sou representante do Mundo Jovem há muitos anos, minha casa virou referência para estudantes de Pedagogia e de outros cursos, que me procuram para tomar emprestados jornais que auxiliem com leituras e informações.
Falar do jornal Mundo Jovem é falar de melhoria na educação e ver de perto os problemas brasileiros. É conhecer o verdadeiro papel do cidadão nas diferentes seções publicadas. Sou fã da página dos leitores. Adoro ver os comentários, as reflexões, as poesias, os desabafos, as críticas e as dicas. Também o encarte pedagógico é de grande utilidade.
Parabéns, Mundo Jovem, pelos 50 anos de contribuição na educação e na informação dos seus leitores!


Maria Juraci de Araújo,
graduada em Ciências Biológicas, especialista em Tecnologia da Educação e professora da rede estadual em Florânia, RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário