segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CNPq promove encontro de bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Glaucius Oliva, presidente do CNPq


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) faz na próxima segunda-feira (17) evento preparatório da viagem dos bolsistas de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras que foram aprovados para estudarem, a partir do primeiro semestre de 2013, em universidades da Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido.

O evento será transmitido, direto do auditório do CNPq em Brasília, para todo o Brasil através de link disponibilizado no site do Programa Ciência sem Fronteiras. 


Estarão presentes o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, coordenação do Programa, representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e das embaixadas dos países anfitriões, e os novos bolsistas.

Durante o encontro, serão prestados esclarecimentos aos bolsistas do CsF sobre os serviços do Itamaraty, consulados brasileiros no exterior, informações antes da ida ao exterior, obtenção de visto, vida no país de destino.

Também serão dadas orientações sobre a cartilha do Ciência sem Fronteiras, blogs de bolsistas e ex-bolsistas, acomodação e alojamento, pagamento de benefícios, cartão bolsista no exterior, obrigações do bolsista, envio de documentos ao CNPq quando da chegada no exterior, parceiros, universidades custo de vida - vivendo com os recursos disponíveis, contratação do seguro saúde e adaptação a uma nova cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário