terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Projeto Cinema no Conselho




A população infanto-juvenil de Currais Novos será presenteada neste fim de ano com importante espaço de entretenimento: uma sala de cinema. A iniciativa faz parte das ações do “Cinema no Conselho”, projeto aprovado pelo programa de Cultura do Banco do Nordeste/BNDS/Governo Federal edição 2012.

A Sala de Cinema será inaugurada nesta quinta-feira (13) como um espaço reservado à exibição de filme, curtas-metragens, curtas de animação, mostras de filmes alternativos, além de promover eventos para discussão de cinema e vídeo. 

A solenidade de inauguração será às 16h e contará com diversas apresentações culturais.

A sala tem capacidade para 30 lugares. O esquema montado para atender ao público de crianças e adolescentes prevê sessões semanais, às quintas feiras, com agendamento prévio das escolas e vai funcionar na sede do Ministério Público/Promotoria de Justiça, que cedeu o lugar para viabilizar o projeto. Este público terá acesso a exibições gratuitas de filmes sobre obras literárias brasileiras que foram adaptadas para o cinema e vídeos voltados para a formação de crianças e adolescentes, além de conteúdos sobre a cultura local e nordestina. 

O projeto consiste em apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento.

O objetivo da sala, no entanto, não é transformar o local em um cinema convencional. O espaço deverá priorizar a adoção de uma programação educativa e cultural, sempre com diferentes temas ligados ao meio ambiente, cultura, inclusão, respeito às diferenças, dentre outros.

Para os realizadores, a iniciativa é fundamental para reforçar o tratamento de questões ligadas também aos aspectos sociais, além de servirem como lazer para a população de Currais Novos. “Assim, o Projeto Cinema no Conselho em parceria com todas as Escolas do nosso município, possibilitará aos nossos estudantes, as crianças e adolescentes, principalmente aqueles que estão cumprindo atividades sócio-educativas, o acesso à cinematografia nacional e local de longas e curtas-metragens, visando a formação sociocultural e política no âmbito da comunidade infanto-juvenil”, afirma Ana Paula L. Junghans, coordenadora do projeto.

A iniciativa só será possível graças ás articulações de importantes parcerias: Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Ministério Público, SEEC-9ª DIRED/PROINFO, Pontão de Cultura e com o patrocínio do Programa BNB de Cultura, do Banco do Nordeste/BNDS/Governo Federal, edição 2012.

O que? Inaugura̤̣o da Sala de Cinema РProjeto Cinema no Conselho
Quando? 13 de dezembro de 2012.
Hora? 16h
Onde? Sede do Ministério Público/Currais Novos-RN
Rua Juventino da Silveira – Centro – Currais Novos

 Contato: Ana Paula
                 stcanapaula@yahoo.com.br
                 Cel. 84-9926 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário