quarta-feira, 14 de março de 2012

Garantia de pagamento do Piso Salarial do Magistério agrada categoria

Imprimir notícia Imprimir

Garantia de pagamento do Piso Salarial do Magistério agrada categoria

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
A secretária estadual da Educação, professora Betânia Ramalho, recebeu no final da tarde desta segunda-feira (12), no gabinete da SEEC, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN).

"Queremos manter o mesmo ritmo de diálogo registrado no ano passado. Estaremos sempre abertos para discutir assuntos que venham contribuir na promoção do avanço da Educação no nosso Estado", disse a Secretária ao iniciar a conversa.

Betânia Ramalho entregou ao SINTE uma pauta contendo o Novo Projeto de Educação do Rio Grande do Norte, projeto este que ainda se encontra em fase de construção. O documento mostra várias ações realizadas, e outras a serem realizadas pela SEEC, tais como a contratação de professores repasse de recursos financeiros para as escolas entrega de ônibus escolares jornadas pedagógicas orientações curriculares aquisição de livros e outros materiais.

A secretária enfatizou o esforço do Governo do Estado em garantir o pagamento do Piso Nacional do Magistério neste mês de março. O pagamento do Piso Nacional do Magistério, com foco na valorização do professor, faz parte do novo projeto da Educação do Rio Grande do Norte. O sindicato da categoria queria ouvir oficialmente que o pagamento será cumprido.

O anuncio do pagamento foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini no dia 1º de março, primeiro dia letivo de 2012, tão logo houve confirmação do MEC do reajuste de 22,22%. A professora Betânia lembrou que, acrescido aos 34% concedidos em 2011, o atual aumento totaliza 63,77% acumulados nos últimos seis meses, "um aumento histórico para categoria", ressaltou.

O pagamento do piso incidirá, já no mês de março, para todos os professores lotados na educação, no quadro da escola. Os que não estão regularizados têm o prazo de 30 dias para legalizar sua situação junto à Coordenadoria de Pessoal e Recursos Humanos (COAPRH). Os inativos serão pagos em quatro parcelas a partir de abril.

Para a deputada Federal Fátima bezerra, presente à reunião, a iniciativa do Governo do RN em anunciar o cumprimento da Lei do Piso foi muito importante, bem como a garantia do pagamento também para os aposentados. "Reconhecemos que o anúncio do Governo foi de grande valia. Essa é uma luta antiga a nível nacional. Vocês estão colocando aqui que não podem pagar todo mundo de uma vez, como é o caso dos aposentados, mas estão apresentando uma proposta de pagamento parcelada. O Governo está reconhecendo que o piso salarial também é um direito dos aposentados", disse a deputada.

Para a presidente do SINTE, Fátima Cardoso, a garantia do pagamento foi um grande avanço. "Solicitamos essa reunião com a secretária Betania porque a gente precisa levar para a categoria um documento oficial do Governo sobre o pagamento do piso", acrescentou. "

Durante o encontro, o SINTE apresentou várias solicitações, fez vários questionamentos que serão analisados pela Secretária para posterior discussão.
FONTE: SEEC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário