sexta-feira, 9 de março de 2012

MEC compõe nova equipe; conheça os atuais secretários



MEC compõe nova equipe; conheça os atuais secretários

Cesar Callegari foi nomeado o novo secretário de Educação Básica da pasta

 
MEC compõe nova equipe; conheça os atuais secretários
 
Divulgação



Da Redação do Todos Pela Educação
O Ministério da Educação (MEC), sob comando de Aloizio Mercadante, compôs nova equipe. Nesta segunda-feira (27), foram nomeados Cesar Callegari, como novo secretário de Educação Básica, e Amaro Henrique Pessoa Lins, como secretário de Educação Superior da pasta.
Além dos dois, integraram a equipe Arnóbio Marques de Almeida, na Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Marco Antonio de Oliveira, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Luiz Cláudio Costa mudou de posto, deixando a Secretaria de Educação Superior (Sesu) rumo ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Confira abaixo uma minibiografia dos secretários do MEC e dos diretores dos principais órgãos que cuidam da Educação na esfera federal:

Secretaria-Executiva
Atribuições: Auxiliar o ministro da Educação na supervisão e na coordenação das atividades das secretarias e entidades ligadas ao MEC. Trata de assuntos que vão desde diretrizes gerais até recursos humanos para a pasta.
Secretário: José Henrique Paim Fernandes
Economista, pós-graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de 2004 a 2006. Também exerceu os cargos de subsecretário da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, em 2003, e de secretário de Coordenação e Planejamento do Rio Grande do Sul, em 2002.
Acesse o site aqui



Secretaria-Executiva Adjunta
Atribuições: Auxiliar o ministro da Educação na supervisão e na coordenação das atividades das secretarias e entidades ligadas ao MEC. Trata de assuntos que vão desde diretrizes gerais até recursos humanos para a pasta.
Secretário: Francisco das Chagas Fernandes
Formado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi secretário da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Antes de assumir a SEB, Chagas foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e professor da rede estadual potiguar. Também foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Acesse o site aqui




Secretaria de Educação Básica (SEB)
 
Atribuições: Coordenar as políticas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, etapas educacionais que fazem parte da chamada Educação Básica.
Secretário: Cesar Callegari
Graduado em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com especialização em sociologia e política pela mesma instituição. Presidiu a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE); o Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (Ibsa); a Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo (FDE). Atuou como secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; secretário-adjunto da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo; chefe de gabinete da Secretaria da Educação do estado de São Paulo e secretário municipal de Educação de Taboão da Serra (SP). Exerceu dois mandatos de deputado estadual em São Paulo. Ocupava o cargo de diretor de operações do Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo. É membro licenciado do Conselho de Governança do Todos Pela Educação.
Acesse o site aqui



 
Secretaria de Articulação COM OS SISTEMAS DE ENSINO (Sase)
 
Atribuições: Deve intensificar as relações do MEC com as redes municipais e estaduais de Educação, apoiando o desenvolvimento de ações para a criação de um Sistema Nacional de Educação e aprofundando o regime de cooperação entre os entes federados. Também deve prestar assistência aos estados e municípios na formulação de seus planos de Educação.
Secretário: Arnóbio Marques de Almeida Júnior
É graduado em história pela Universidade Federal do Acre (Ufac), com especialização em história econômica da Amazônia pela mesma universidade. É mestre em Educação na área de gestão e planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Binho Marques, como é conhecido, foi secretário municipal de Educação de Rio Branco, secretário de Educação do Acre, vice-governador do Acre, acumulando as funções de secretário de Educação e secretário de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social e governador do Acre de 2007 a 2010.
Acesse o site aqui




Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad)
Atribuições: Lida com temas como Educação de Jovens e Adultos, Educação no campo, Educação ambiental, entre outros.
Secretária: Cláudia Pereira Dutra
Graduada em história pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Foi secretária de Educação Especial do MEC.
Acesse o site aqui





Secretaria de Educação Superior (Sesu)
 
Atribuições: Cuida da manutenção, supervisão e desenvolvimento das instituições públicas federais de Ensino Superior e da supervisão das instituições privadas de Educação Superior.
Secretario: Amaro Henrique Pessoa Lins
É graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem mestrado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado, também em engenharia civil pela mesma instituição e pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e pós-doutorado pela Universidade do Colorado, Estados Unidos. É professor associado da UFPE. Atuou na área de engenharia civil, com ênfase em mecânicas dos solos. Presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Foi reitor da UFPE por dois mandatos.
Acesse o site aqui

 

Secretaria de Regulação e SUPERVISÃO Da Educação Superior (seres)
 
Atribuições: Cuida especificamente da regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior e de cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância.
Secretário: Luís Fernando Massonetto
Possui graduação em direito e doutorado em direito econômico e financeiro pela Universidade de São Paulo (USP). É professor da Faculdade de Direito da USP.

Acesse o site aqui



Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
 
Atribuições: Tem o objetivo de promover o fortalecimento, a expansão e a melhoria da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica.
Secretário: Marco Antonio de Oliveira
É doutor em ciência econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em ciências políticas e sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É também pesquisador licenciado do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp. Ocupou o cargo de secretário para a inclusão social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Exerceu a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social e, no Ministério do Trabalho e Emprego, os cargos de secretário-executivo e de chefe de gabinete do ministro. Entre 1989 e 1994, atuou como coordenador-geral do Departamento de Estudos Socioeconômicos e Políticos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Acesse o site aqui



Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
Atribuições: É um órgão vinculado ao MEC, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro e, assim, fornecer dados que possam ajudar a formular políticas públicas.
Presidente: Luiz Cláudio Costa
Graduado em matemática e mestre em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem doutorado em agrometeorologia pela University of Reading, foi reitor da UFV de 2008 a 2011. É líder da equipe de especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) em mudanças climáticas e eventos extremos.

Acesse o site aqui



Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
 
Atribuições: É um órgão autônomo ligado ao MEC que tem como função prestar assistência financeira e técnica e executar ações que contribuam para uma Educação de qualidade.

Presidente: José Carlos Dias de Freitas
Administrador de empresas pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em administração financeira Fundação Getúlio Vargas (FGV), Freitas é servidor do FNDE desde 1988. Atuou em diversas áreas da autarquia, como alimentação escolar, livro didático, prestação de contas e administração, entre outras. Em 2004, foi nomeado diretor de administração e tecnologia, responsável pelas áreas de recursos humanos, tecnologia da informação, recursos logísticos e compras governamentais. Foi presidente do comitê de fortalecimento institucional do FNDE, responsável pela definição do planejamento estratégico e operacional entre os anos de 2004 e 2006 e atuou no plano de desenvolvimento da Tecnologia da Informação.
Acesse o site aqui



Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes)
Atribuições: Trabalhar para expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), por meio de processos de avaliação, de acesso e divulgação da produção científica, de promoção da cooperação científica internacional e de investimento na formação de recursos de alto nível no País e no exterior.
Presidente: Jorge Guimarães
Doutor em bioquímica pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com pós-doutorado no National Institute of Health (NIH), nos Estados Unidos, foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como pesquisador visitante do Henry Ford Hospital, da Cornell University Medical Center e da University of Arizona. Foi diretor científico do CNPq, diretor nacional e binacional do Centro Brasil-Argentina de Biotecnologia, secretário nacional de Políticas Estratégicas e de Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), fundador e vice-presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), além de presidente do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CTNBio -MCT). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Acesse o site aqui
http://www.todospelaeducacao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário