Meta 3 é calculada com os resultados das redes estaduais e municipais
Alunos não são municipais, estaduais nem federais, explica Priscila Cruz
Reprodução
Da Redação do Todos Pela Educação
O foco das Metas do Todos Pela Educação é o aprendizado dos estudantes e a garantia de uma Educação de qualidade para todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos. "O aluno não é municipal nem estadual ou federal. Por isso, todas as redes de ensino devem colaborar entre si na oferta dos serviços educacionais", afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do movimento.
Baixe aqui a íntegra do De Olho nas Metas 2011
Como os alunos ou suas famílias, muitas vezes, não têm a condição de escolher em qual rede vão estudar – na maior parte do País as escolas são definidas pela proximidade da residência –, é um direito que todos possam frequentar instituições de ensino de qualidade.
Por isso, nesta terça-feira (7), o Todos Pela Educação divulgou as Metas e resultados de aprendizagem por municípios, que englobam redes estaduais e municipais. A planilha completa com os resultados e Metas pode ser acessada aqui. O arquivo traz os objetivos para 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de português e matemática na rede pública (estadual ou municipal). A Meta foi calculada para a rede pública do município, englobando resultados das redes estaduais e municipais.
Pela Constituição brasileira, a educação é um "direito de todos e dever do Estado e da família" e "será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". A Carta Magna também afirma que os municípios atuarão, prioritariamente, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, ao passo que os estados e o Distrito Federal deverão atuar, principalmente, no Ensino Fundamental e Médio.
"Tanto as unidades da federação quanto os municípios são responsáveis pela oferta do Ensino Fundamental de qualidade. Assim, as gestões municipais e estaduais devem cooperar", diz Priscila.
http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/
Nenhum comentário:
Postar um comentário