quarta-feira, 28 de março de 2012

IFRN reconhece importância da parceria

IFRN reconhece importância da parceria e agradece confiança da SEEC no Pronatec 2012

Demis Roussos
Betania Ramalho fala no lançamento do Pronatec 2012
Betania Ramalho fala no lançamento do Pronatec 2012
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte
"Esse é o momento em que a Educação está na pauta do Estado Brasileiro como proposta de desenvolvimento do país. Agradeço, em nome do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o crédito que a Secretaria Estadual da Educação e o Governo do Estado estão nos dando para que a gente possa ampliar essa parceria e ofertar novas vagas".

A afirmação é do pró-reitor de Extensão do IFRN, Wyllys Abel Farkatt, e foi feita durante o lançamento do Pronatec 2012, na manhã desta segunda (26), no auditório da Governadoria, com a apresentação da oferta de 5.471 vagas de cursos de Ensino Profissional.

O lançamento foi feito com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho, e representantes das instituições parceiras – SENAC, SENAI, UFRN e IFRN.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) vai abranger, no primeiro semestre de 2012, 90 Escolas Estaduais de 13 municípios pólos localizados nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Serão contempladas 40 escolas estaduais em Natal, 16 em Mossoró, quatro em Caicó, duas em Pau dos Ferros, e outras 20 escolas distribuídas nos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Arês, Goianinha e Maxaranguape. No total, serão oferecidas 5.471 vagas, sendo 4.604 para os cursos de Formação Inicial Continuada e 867 para os cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio.

São cursos de Formação Inicial Continuada com carga horária mínima de 160 a 360 horas que beneficiam diretamente a estudantes do Ensino Médio (2ª e 3ª séries) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Programa também oferece cursos de Formação Técnica com o mínimo de 800 a 1.200 horas de carga horária e são destinados, de forma concomitante (contraturno das aulas), aos estudantes do Ensino Médio.

Entre os cursos que ofertados estão os de Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel Operador de Sonda de Perfuração Soldador no Processo Eletrodo Revestimento Aço Carbono e Aço Baixa Liga Soldador no Processo T.I.G. em Aço Mecânico de Usinagem Mecânico de Manutenção de Motocicleta Instrumentista Industrial Operador de Computador Programador Web e Montagem e Manutenção de Computadores.

O Programa é pactuado pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, com as instituições mais renomadas do Ensino Profissional no país – SENAC, SENAI, UFRN e IFRN.

Para a secretária estadual da Educação, Betania Ramalho, o Pronatec é um programa fundamental para o desenvolvimento de uma nova escola, porque concilia Educação Escolar com Ensino Profissionalizante e os parceiros têm papel essencial nesse processo. "Não é a mesma coisa formar para educação regular e educar para uma profissão, daí a importância da parceria de entidades que já têm experiência com cursos profissionalizantes", ressaltou.

A secretária lembrou ainda que o programa é um passo importante para a Escola de Tempo Integral. "Os cursos serão oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, poderão participar do Pronatec à tarde ou à noite. Isso vai fazer a diferença na vida desses jovens", acrescentou Betania Ramalho.

Todos os estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino podem participar do Pronatec. As inscrições ocorrem nas escolas participantes e no site www.educacao.rn.gov.br.
FONTE: SEEC-RN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário