quarta-feira, 4 de julho de 2012

Resultado da primeira chamada do Prouni será liberado nesta quinta (5)

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, divulga nesta quinta-feira (5) o resultado da primeira chamada de seleção dos estudantes. Mais de 400 mil alunos fizeram a inscrição para as 90.311 bolsas de estudos de graduação disponíveis em instituições particulares de educação superior de todo o país.
O candidato aprovado tem até o dia 13 de julho para comparecer à instituição de ensino para a qual foi selecionado, para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para o dia 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir de 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.
Na inscrição, cada estudante teve direito de fazer até duas opções de cursos, entre os 322 disponíveis. De acordo com dados do Ministério da Educação, os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (132.220), Minas Gerais (117.175), Bahia (72.233), Rio de Janeiro (64.776) e Rio Grande do Sul (62.585).
Do total de vagas, 52.487 foram para bolsas integrais, destinadas a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As 37.824 bolsas parciais, nas quais há isenção de 50% da mensalidade, são direcionadas a candidatos com renda de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa da família.
Prouni
O Prouni, criado pelo governo federal em 2004, tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida à oferta de vagas pelas instituições que aderem ao programa, há a isenção de alguns tributos.
Apenas podem se inscrever no Prouni estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que valoriza a qualidade e dá mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário