sábado, 4 de junho de 2011

Estudantes de Currais Novos ganham prêmio de fotografia

Estudantes de Currais Novos ganham prêmio de fotografia



Os estudantes Lázaro Jordão Medeiros, Maria Ilany Morais e Lairla Andressa Batista participaram da fase final do Concurso com fotografias retratando aspectos ligados aos problemas gerados pela corrupção, promovido pelo Ministério Público do RN. Dos 39 trabalhos inscritos, 11 foram selecionados para a etapa final feita através de votação via Internet (dentre os quais, os trabalhos fotográficos dos estudantes curraisnovenses). Todos participam do projeto RPTV (Rede Potiguar de Televisão Educativa, da Secretaria Estadual de Educação.

Ilany MoraisImagem produzida por jovens estudantes curraisnovenses sobre problemas gerados pela corrupçãoImagem produzida por jovens estudantes curraisnovenses sobre problemas gerados pela corrupção
Criativos, Lázaro, Ilany e Lairla, procuraram retratar o contexto de miséria gerado, entre outras coisas, pela corrupção e gestão irresponsável do dinheiro público. O tema escolhido foi o da falta de moradias dignas para comunidade carente que vive na vizinhança de lixeiro a céu aberto.

Integrantes do Projeto RPTV, que enseja ao jovem estudante de escolas estaduais a oportunidade do protagonismo no campo da comunicação social, os estudantes colocaram em prática o aprendizado já adquirido na construção e formatação de matérias televisivas veiculadas no canal 17 da TV a Cabo de Currais Novos.

Para Ilany Morais, participar do concurso representou uma grande oportunidade de aprendizagem. "Ter o meu trabalho selecionado me incentivou ainda mais para participar de outros concursos e o tema foi bastante importante, já que a corrupção sacrifica a camada pobre da sociedade, a que depende puramente dos serviços públicos", ressaltou.

Motivação - A estudante Lairla Andressa diz que o concurso serviu de motivação para a aprendizagem sobre o trabalho fotográfico e a pensar sobre questões importantes da sociedade. "O concurso me estimulou a gostar de fotografia e a pensar sobre o tema corrupção, infelizmente uma prática que ainda é corriqueira na nossa sociedade", completou

A RPTV deverá estar no ar nos próximos meses também em Natal através da operadora Cabo Telecom. O projeto prevê ainda a RPTV na região Oeste (Mossoró) e no município de Açu.

A participação dos estudantes fez parte do conjunto de atividades proposto durante oficina realizada pela Secretaria Estadual de Educação, através do Projeto Cinema na Escola, em parceria com o Centro de Documentação Popular do RN (Cecop). "Essa é mais uma conquista dos jovens estudantes que estão envolvidos no projeto RPTV. As fotos mostram qualidade técnica e compreensão crítica da realidade", destaca o professor Raimundo Melo, coordenador da RPTV.

O Ministério Público do RN promoveu o concurso no mês de abril deste ano com o objetivo de ensejar uma maior reflexão sobre o tema e estabelecer o registro de imagens que venham a transmitir a idéia de corrupção, e os problemas que causa, e a necessidade de combatê-la.

A premiação e entrega dos certificados aos vencedores ocorreu no dia 26 de maio na sede da Procuradoria Geral da Justiça, bairro de Candelária, em Natal.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário