domingo, 26 de junho de 2011

Invasores tentam roubar madeira do assentamento de irmã Dorothy

Invasores tentam roubar madeira do assentamento de irmã Dorothy

Material beneficiado estava apreendido desde janeiro em Anapu (PA).
Caminhão atolou e atrasou fuga, e a polícia interceptou a carga, diz CPT.

Dennis Barbosa Do Globo Natureza, em São Paulo
Madeireiros tentaram roubar na madrugada deste domingo (26) uma carga de madeira apreendida em janeiro no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança, assentamento onde foi assassinada em 2005 a irmã Dorothy Stang.
A invasão ao assentamento foi denunciado por moradores, segundo informaram representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no município de Anapu, no Pará. Moradores relataram à CPT terem visto, inclusive, indívíduos armados.
De acordo com a irmã Jane Dwyer, da CPT, que foi ao PDS neste domingo, o grupo de madeireiros invadiu o assentamento de madrugada com motos, um caminhão e uma caminhonete. Eles carregaram os veículos com madeira, mas a caminhonete quebrou e o caminhão ficou atolado.
Somente durante o dia eles conseguiram desatolar o caminhão, chegando à cidade de Anapú no final da tarde. Nesse momento, foram abordados pela Polícia Civil. O suspeito de ser o líder dos madeireiros foi levado à delegacia. Contactada, a polícia informou à reportagem que ainda estava decidindo se haveria alguma prisão relacionada ao caso.
A madeira tirada ilegalmente era parte de um lote já beneficiado que estava desde janeiro sob guarda do Incra, após operação da Polícia Federal no PDS.
Segundo a irmã Jane, mesmo sabendo que os madeireiros tentavam tirar a carga de madeira do assentamento, eles não reagiram porque têm orientação de não tentarem deter os roubos de madeira por conta própria, dado o histórico de violência na área. "O povo não tem como se defender de madeireiros, pistoleiros e esse tipo de gente”, disse a religiosa.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/06/i

Nenhum comentário:

Postar um comentário