domingo, 26 de junho de 2011

MEC destaca projeto de professora de Florânia

MEC destaca projeto de professora de Florânia
Em Florânia, uma professora da rede pública de ensino vem chamando a atenção no site do MEC - Ministério da Educação e Cultura, com um projeto que desenvolve há dez anos. Trata-se do Poesia na Escola e na Sala de Aula, criado e implantado pela professora Juraci Araújo. Os resultados têm sido tão expressivos, que os alunos da professora Juraci constantemente são convidados a participar de eventos culturais para apresentarem suas poesias.
Graduada em ciências biológicas com especialização em tecnologias da educação, Juraci tem uma experiência de 27 anos dedicados ao magistério. Ela afirma que sempre procurou transformar as aulas num momento interessante, que prendesse a atenção dos estudantes. "Gosto de inovar, fazer algo diferente que motive o aluno a sentir na escola um lugar prazeroso. E o nosso trabalho tem incentivado os jovens a descobrir o gosto pela poesia, fazendo pesquisas sobre as obras de poetas da nossa cidade e de outros lugares. Os resultados têm sido muito positivos, e é gratificante  ver os poemas escritos. Fico emocionada," confessou. Para ela, este é o resultado do amor e dedicação ao ensino. "Temos que fazer o diferente na escola pública, que muitas vezes é discriminada pelos próprios colegas que mantém os filhos estudando em escolas particulares. Termos que contribuir com o melhor. Em nossas escolas públicas encontrados vários tesouros, os alunos. Basta incentivá-los e é possível descobrir habilidades e potencialidades, que por falta de incentivo muitas vezes ficam perdidas."
Orgulhosa dos seus alunos, Juraci revela um projeto para o ano que vem. "Estamos planejando para o próximo ano a confecção  de um livro com coletânea de todos os poemas produzidos  pelos alunos dentro do projeto. O lançamento terá direito a noite de autógrafos, como manda o figurino."
O grande diferencial do projeto é que este leva o jovem a criar um mundo particular de fantasia e de liberação dos sonhos. E é com a ampliação do repertório dos alunos através das pesquisas e trabalhos do texto poético que eles alcançam a habilidade de se expressarem, além de melhoram a autoestima, o rendimento escolar e o comportamento. Entretanto, para viabilizar o Poesia na Escola e na Sala de Aula, a escola depende da colaboração da sociedade. No caso, o papel utilizado para as produções dos estudantes, é doado por um empresário que tem uma loja de cópias.
O empenho da professora é tão grande, que a escola já participou de vários programas do TV Escola, do MEC, além de todos os meses de outubro, na semana da poesia, grande parte dos poemas recitados serem de autoria dos alunos dela.
Preocupada em garantir um ambiente agradável para os estudantes, a professora participa de outros projetos. Entre eles, o Cinema na Escola, da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Cultura, que Juraci ajudou a implantar em 2008. Além de assistir filmes na própria escola, os alunos são incentivados a também produzir, com a participação de professores e a própria comunidade.
FONTE : O MOSSOROENSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário