sábado, 6 de agosto de 2011

Festival de artes cênicas leva peças de dez estados brasileiros para São Paulo

Festival de artes cênicas leva peças de dez estados brasileiros para São Paulo


Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Uma peça apresentada gratuitamente, na hora do almoço, na Praça da Liberdade, em São Paulo, atraiu centenas de curiosos durante esta semana e levou muitos deles às lágrimas ao cantar sobre a saudade. Montada pelo grupo sergipano Imbuaça, com inspiração na cultura nordestina popular, o espetáculo O mundo tá virado, tá no vai ou não vai, uma banda pendurada, a outra em breve cai abriu na última terça-feira (2) o Festival Sesc Palco Giratório, que será realizado em São Paulo e algumas cidades do interior do estado até o dia 28 de agosto.
“Tratam-se de três histórias que estão intercaladas. Uma delas é a história de um mestre de samba de coco, que sai com suas meninas para se apresentar em um determinado local da cidade. Aí ele se depara com a fateira, que está vendendo as vísceras de seu carneiro e um fiscal, que vai cobrar o imposto do espaço”, contou Lindolfo Amaral, um dos componentes do Imbuaça, de Aracaju, grupo que trabalha com teatro de rua há 34 anos, geralmente focado na cultura popular nordestina. “Danças e músicas dramáticas e literatura de cordel constroem a nossa dramaturgia”, destacou Amaral.
Na última quinta-feira (4), Sueli Bertelli estava passando por acaso na Praça da Liberdade quando se deparou com a apresentação do grupo. Parou para assistir e deixou o local bastante emocionada. “Achei interessante o trabalho deles em se voltar para o cotidiano do nordestino”, disse. Para ela, esse tipo de apresentação, feito na rua, deveria existir sempre. “O povo precisa de cultura. É uma reflexão para cada um.”
As três histórias, em tom jocoso, procuram gerar reflexões no público sobre temas como o consumismo, a luta pela sobrevivência e a esperteza do ser humano. “Eles [os atores] conseguiram me remeter a muita coisa durante a peça, mas o final dela, sobre a saudade, foi o que mais me chamou a atenção. Eles falaram sobre tudo o que o Brasil está passando e sofrendo no dia a dia como vendas, impostos, chão de feira, criança pedindo na rua, pessoas fazendo crianças trabalharem. É o dia a dia”, disse Cristiane de Oliveira, que também chegou ao local por acaso e sentou no chão para assistir à peça.
“Podiam fazer todas as semanas ou todos os dias. Podiam trazer um palco ou companhia diferentes. O povo brasileiro está precisando de um pouco mais de cultura”, ressaltou Cristiane, em entrevista à Agência Brasil.
O Festival Sesc Palco Giratório vai apresentar, em diferentes locais de São Paulo, 18 espetáculos de 15 companhias teatrais de dez estados brasileiros. Os espetáculos de dança, circo e teatro ocorrem em várias unidades do Sesc instaladas na capital, em Osasco, Santos, Campinas, Santo André e São Caetano, mas há também espetáculos, como o do grupo Imbuaça, que são realizados em espaços abertos ou praças. Todas as apresentações são seguidas de um bate-papo com o grupo.
“Esse projeto é realizado pelo Sesc há 14 anos e pode ser considerado o maior festival de artes cênicas do país, não pela quantidade de espetáculos, mas pela abrangência, passando por todos os estados do Brasil. A programação em São Paulo acontece em agosto”, explicou Sidnei Martins, assistente da gerência de ação cultural do Sesc.
Segundo Martins, o festival possibilita que trabalhos conhecidos em determinadas regiões do país alcancem um público maior. “É um trabalho que tem como prerrogativa básica a descentralização dos mecanismos de circulação e de produção artística, o intercâmbio entre os próprios artistas e entre os artistas e o público e a tentativa de oferecer espetáculos a preços acessíveis ou gratuitos”, disse Martins.
“É muito importante participar de um projeto como esse porque nos deparamos com a diversidade cultural brasileira. Isso é enriquecedor e nos faz conhecer também outras experiências”, destacou Amaral.
Os espetáculos realizados nas unidades do Sesc são a preços populares (de R$ 1 a R$ 8). A programação está disponível no site www.sescsp.org.br ou em folhetos que são distribuídos nas unidades do Sesc.

Edição: Lílian Beraldo
FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário