sábado, 6 de agosto de 2011

O Fracasso escolar, de quem é a culpa?

De quem é a responsabilidade? Do professor, da escola ou dos governantes ...



A discussão sobre o fracasso escolar é antiga, mas, muito importante, pois, é discutindo, estudando e pesquisando, que podemos criar novas teorias  que possam substituir as que não valem mais em nossos dias. Sem procurar culpados devemos nos unir em prol de melhorias na aprendizagem escolar, o que abolirá de vez o tão discutido fracasso escolar. A formação dos educadores, a participação das famílias e a tomada de consciência da sociedade; são fatores indispensáveis para reverter este quadro.
Uma grande inquietação vem insistindo em indagar aos professores e aos representantes dos órgãos responsáveis pela educação do nosso País, com relação ao fracasso  escolar na aprendizagem , procurando suas causas, e de quem é a responsabilidade deste problema, e procurando buscar soluções. O fracasso escolar tem sido muito estudado e discutido e várias pesquisas foram realizadas, com o objetivo de buscar soluções para  a situação  ora vivenciada. Num olhar imediato e superficial, vem logo em nossa mente; a acusação as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar este problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade estamos falando de um problema estrutural,  antigo e muito mais sério do que se possa imaginar.
 Segundo Dorneles (1999), A causa do fracasso escolar não é única, nem é só referente ao professor, nem aos métodos de ensino, nem a escola e nem ao Sistema.  A má formação do professor tem grande importância neste contexto; só que esta questão, não pode ser pensando de forma isolada, até porque está mais do que na hora de renovarmos os instrumentos de reflexão e principalmente, a reflexão sobre a ação no processo ensino-aprendizagem na escola. Ainda analisando a questão da formação do professor, já vivemos situações bem mais críticas, quando o professor ingressava no magistério público sem ter nenhuma formação na área de educação, quando muito tinha o pedagógico em nível de ensino médio, hoje o professor só ingressa no serviço público através de concurso, exigindo uma formação, o que nos faz crer que conhece e domina boa parte das teorias que fundamentam sua profissão, conteúdos, e disciplinas  como:  didática, filosofia e psicologia, entres outras. Para que aplicados possa melhorar, sua prática  e proporcionar ao aluno uma boa aprendizagem. Aqueles professores considerados leigos, ou estão se aposentando, ou cursaram ou estão cursando pedagogia em cursos oferecidos pelas Universidades; por determinação da Lei 9394/96 (LDB); outra coisa que faz a gente não culpar só a má formação dos professores é o que vemos nos interiores dos estados, quando comparamos a formação do professor das escolas públicas e das privadas e concluímos que os professores das escolas públicas estão mais bem preparados do que os das escolas privadas, mas, que nas escolas privadas o ensino é mais levado a sério, por este motivo produz melhor resultados.
 A formação do professor, não resta dúvida que é muito importante neste contexto, só que devemos discutir, pois, nesta busca pode aparecer novas saídas no sentido de poder superar as concepções mais antigas, deixando de procurar culpados. E não pensar que o fracasso escolar é causado por um único fator, quando sabemos  que a maioria dos nossos alunos  são  de famílias carentes de recursos econômicos e que na escola o aluno não encontra um ambiente efetivo de amizade e  de carinho, para que possa ver na escola, sua segunda casa, o que lhe proporcionaria melhores resultados na aprendizagem, por não se sentirem excluídos, nem diferenciados.
 O aluno de classe média, desde pequenos são familiarizados com equipamentos que ajudam em seu desenvolvimento cognitivo e social, influenciando na aprendizagem; jogos educativos, calculadoras, computadores, vídeos-game, entre outros; enquanto a criança de classe menos favorecidas, por não disporem destes equipamentos em casa, verem na escola este espaço de socialização e aprendizado,  quando na maioria das vezes tem suas expectativas frustradas, por a escola não ser o que eles tantos esperavam e sonhavam, pois, além do mais, a própria escola ainda rotula as crianças como aluno que não aprende, que não quer nada, parecendo que ali não é um ambiente de educação para todos e sim um ambiente para alunos ideais, o que não existe na educação, todos os alunos, sem exceção, são ideais para aprender, independente de qualquer que seja a situação,com atitudes deste tipo, a escola faz o aluno pensar que ali não um espaço para ele, se sentindo num espaço que não lhe dar gosto ou prazer. Perrenoud (2000), diz que é a própria organização escolar do trabalho pedagógico que gera o fracasso escolar, isto significa que o aluno encontra na escola um ambiente bem de diferente do que esperava, por este motivo, acaba sendo reprovado ou se evadindo.
 A situação econômica das famílias do educando, também tem sua participação negativa no fracasso escolar, muitos alunos começam a trabalhar cedo pra ajudar aos pais no sustento da família, quando deviam ter como atividade principal, apenas os estudos, nesta situação, o aluno chega a escola, com a mente cansada, com sono por ter acordado cedo,  e totalmente desestimulado, isto acontece pela falta de condições financeiras dos pais de sustentarem e educarem seus filhos, para o aluno, a escola se torna algo supérfluo, uma segunda opção, algo que não desperta seu interesse e nem seu prazer.Não podemos deixar de lembrar daqueles que ficam na rua, pedindo, roubando, se prostituindo ou ainda entrando num mundo das drogas, se tornando usuários ou se tornando auxiliar do tráfico, o que já complica mais a situação por está entrando no mundo do crime.Além de se tornarem refém das drogas,há grandes mudanças em seus hábitos, nos horários de dormir e de se alimentar, ficam esquecidos, sonolentos, trocam o dia pela noite, nada no mundo mas, importa a não ser as drogas, passa a viver num mundo totalmente diferente. A escola se sente impotente para trabalhar com esta clientela, o que aos poucos vai excluindo-os e jogando-os na marginalização. Outro fator que contribui com o fracasso escolar, é a iniciação sexual dos adolescentes/jovens, que cada vez estão iniciando mais cedo sua vida sexual  e se tornando pais e mães muito jovens,  sem uma boa orientação, o que acabam tendo que assumir responsabilidades de pessoas adultas antes do tempo. Ainda existem aqueles que se prostituem para ganhar dinheiro de forma fácil, iludidos com a promessa uma vida melhor que nunca chega, e por estes motivos acabam abandonando a escola, Então, entendemos que uma boa formação dos professores é indispensável na educação, para melhorar o rendimento na aprendizagem e que as Universidades  ofereçam cursos de boa qualidade, também se faz necessário; pois,  sabemos também que não existem caminhos certos, mas, podemos melhorar nossa postura como educador, nos adequando ao novo,  mesmo nas situações mais conflituosas  e que devemos refletir sobre  os erros, e juntos sem culpar ninguém,devemos  buscar no seio da escola e da sociedade, ações que tornem o ensino acessível a todos.
A escola deve assumir seu papel social, o professor deve ser este ser um agente de transformação social e que os governantes ajudem mais as famílias para que possam melhorar a educação de suas crianças e adolescentes.Que as famílias tenham seus direitos garantidos nas leis e na prática, para que esta expressão fracasso escolar, possa ser lembrada apenas como passado, e que cada professor assuma sua responsabilidade no sentido de melhorar o aprendizado escolar, para que todos possam aprender e ascender socialmente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DORNELES, Beatriz Vargas. As várias faces do caleidoscópio: anotações sobre o fracasso escolar – Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre. Novembro. 1999.
PRRENOUD, Phiippe.. Pedagogia diferenciada: das intenções a ação. Porto Alegre: Artmed. 2000.
Chicocosta2004@yahoo.com.br

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