terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores de escolas públicas param em 21 estados por cumprimento do piso salarial

Professores de escolas públicas param em 21 estados por cumprimento do piso salarial


Da Agência Brasil
Brasília - Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 21 estados aderiram à paralisação nacional dos professores de escolas públicas. Foram confirmadas 17 redes estaduais e 25 municipais que aderiram a paralisação que ocorreu somente hoje (16). Amanhã as atividades voltarão ao normal, segundo a CNTE.
A paralisação foi uma forma de cobrar o cumprimento da legislação que estabeleceu um piso salarial do magistério, que determina que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos do que R$ 1.187 mensais.
A CNTE teve uma audiência hoje com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na qual foi pedido o cumprimento da lei. “O ministro se mostrou favorável ao movimento e disse que vai intermediar por nós”, disse Roberto Leão, presidente da CNTE.
Em alguns lugares, durante a paralisação, houve atos públicos, assembleias e passeatas. Em Brasília, foi feita uma conferência com os professores. Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), disse que mil professores, aproximadamente, compareceram à conferência. “Meu balanço é que o dia foi positivo e, pelo número de presentes, acredito que houve, no mínimo, 30% de adesão de professores à paralisação”.
Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF), 1% das escolas do DF aderiu à paralisação e nenhuma escola teve paralisação total, foi apenas parcial.

Edição: Rivadavia Severo
  FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário