Secretária de Educação do Estado participa de Audiência pública sobre educação profissional
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quinta feira (25), na Assembléia legislativa do RN, uma audiência pública sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O evento é um dos encontros realizados em todo país com a finalidade de implementar e dar apoio ao projeto de lei nº 1.209/11 que institui o programa.
O PRONATEC pretende ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira na rede pública de ensino. Dentre os seus objetivos, destaca-se a expansão, a interiorização e a democratização da oferta de cursos profissionalizantes técnicos de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e formação continuada.
De acordo com o projeto de lei, o alcance das metas será possível a partir da expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica, da articulação com os diversos seguimentos de educação profissional e com um regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Durante a audiência, o relator do projeto de lei, Deputado Antônio Carlos Biffi (PT/MS), anunciou o aumento no número de unidades dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia no Estado, que vai passar a contar com dezoito unidades, e o apoio a implantação da rede estadual de educação profissional.
De acordo com o deputado a educação brasileira precisa inverter o sentido da formação profissional. "Hoje, a tendência da educação no Brasil é queimar uma etapa do ensino técnico e buscar o ensino superior. O objetivo do programa é inverter essa ordem, é buscar a profissionalização no ensino médio para dar mais oportunidades aos estudantes". Afirmou o deputado.
A secretária de educação do estado, Betania Ramalho, lamentou a forma tardia como a educação profissional está sendo implantada no país. Para ela, o desafio para instalar uma rede profissionalizante no Rio Grande do Norte é muito grande em função da necessidade de redefinição e ampliação da rede estadual de educação. De acordo com a secretária, a meta do Governo do Estado para a educação profissional compreende a instalação de cursos profissionalizantes em 129 unidades do ensino médio e mais dez centros profissionalizantes.
"O PRONATEC nos faz refletir sobre a formação dos jovens, sobre a formação que ele precisa para se integrar a sociedade. É preciso que haja uma mudança na face do ensino médio para que ele deixe de ser apenas uma preparação para o ensino superior. Por isso, estamos diante de um desafio enorme que temos que abraçar e que requer o envolvimento de todos." Concluiu a secretária.
Centros profissionalizantes
O Governo do Estado já iniciou as obras de construção dos Centros Profissionalizantes, por meio do Programa Brasil Profissionalizado. Os municípios contemplados foram Mossoró, Auto do Rodrigues, Tibau do Sul, Parnamirim, Extremoz e Ceará Mirim cada um com uma unidade, alem de, Natal e São Gonçalo do Amarante que vão contar com duas unidades. Cada centro vai custar 5,5 milhões totalizando 55 milhões em investimentos. Os cursos oferecidos serão implantados de acordo com o perfil da economia local e afinados com a capacidade produtiva da região.
FONTE: GOVERNO RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário