terça-feira, 8 de maio de 2012

Metodologia do projeto Despertar será aplicada nos estados

Sistema Sebrae passa a adotar o Despertar como projeto nacional. A metodologia já é desenvolvida no Acre, Ceará, Roraima e Rio Grande do Norte, onde mais de 21 mil estudantes já foram capacitados com visão empreendedora.
Annapaula Freire e Cleonildo Mello


Moraes Neto
Walter Dantas abriu restaurante em SP depois de participar do projeto
O esforço de levar uma visão empreendedora a estudantes do Ensino Médio de rede pública ganhará força em outros estados. A metodologia do projeto Despertar, que atualmente atende a alunos do Rio Grande do Norte, passará a ser adotada pelo Sebrae Nacional. Assim, jovens de várias partes do Brasil serão estimulados a empreender e identificar oportunidades de negócios antes mesmo de entrar na faculdade.

Foi o que aconteceu com Daniel Bruno da Silva, que reside em Cruzeta, uma cidadezinha situada na região do Seridó e distante 220 quilômetros de Natal. O rapaz ingressou no Despertar em 2006, quando ainda cursava o primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros e viu no negócio do avô a chance que faltava para dar um novo rumo a sua carreira. Graças ao programa, Daniel Bruno aperfeiçoou a pequena fábrica de sandálias ecológicas, feitas em sola e sobras de pneus.

O projeto deu visão de mercado e repassou ensinamentos, que hoje ele põe em prática desde a valorização dos produtos e relação com os consumidores até o planejamento das ações, como compra de materiais e insumos. “Não conseguiria perceber isso se não fosse o Despertar. Tudo era muito superficial para mim naquele momento”, conta o jovem.

Assim como Daniel Bruno da Silva, outros estudantes escolas públicas do Rio Grande do Norte foram capacitados para desenvolver as competências empreendedoras, que comumente não são estimuladas na escola, como iniciativa, persistência, capacidade de planejar e de identificar oportunidades. Walter da Costa Dantas, de 25 anos, foi um dos participantes do projeto que aprendeu bem as lições.

Ele integrava a turma do Despertar da Escola Estadual Dr. Severiano, em Macaíba (região metropolitana de Natal), em 2004, e trabalhava em um restaurante de comida japonesa. Daí, surgiu a oportunidade de apresentar na Feira do Empreendedor um projeto de sushibar. Foi um sucesso. De imediato, conseguiu estágio em restaurantes especializados em Natal e, em São Paulo, fez cursos nas melhores escolas de formação de sushimen do Brasil. Mas, foi na cidade de Atibaia (SP), em 2006, que Walter Dantas consolidou a carreira empreendedora, ao torna-se sócio de um restaurante de comida oriental, o Nippon Brasil, considerado o melhor da cidade e o único a oferecer o sushi kasher, o sushi feito especialmente para judeus.

METODOLOGIA

Moraes Neto
Daniel Bruno aperfeiçou negócio de fabricação de sandálias ecológicas
Em oito anos no Rio Grande do Norte, o Despertar beneficiou 21.603 de 175 escolas, localizados em 125 cidades potiguares. Pelo projeto, que é desenvolvido pelo Sebrae-RN em parceria com a secretaria estadual de educação do Rio Grande do Norte, 401 professores da rede foram qualificados por facilitadores do Sebrae para transmitir conhecimentos sobre empreendedorismo. Um convívio entre docentes e discentes que dura quase 100 horas fora da grade curricular oficial dos estudantes.

O projeto surgiu no Sebrae Ceará, mas foi aperfeiçoado pelo Sebrae-RN. A receita teve tanto sucesso no RN que também foi implantada em Roraima e no Acre. Em todos os estados, a parceria com as respectivas secretarias estaduais de educação foi bem sucedida. Agora, consultores do Sebrae Nacional estão realizando visitas no estado para conhecer melhor o Despertar. O Sebrae-RN e o Sebrae-CE darão todo o suporte ao Sebrae Nacional para que o método da solução seja implantado em todo o país. A expectativa é que até setembro o modelo seja adotado pelas demais unidades.

AVALIAÇÃO
Para o gestor do projeto no RN, Antônio Carlos Liberato, o maior mérito do Despertar está na sua metodologia, que é simples e eficaz, proporcionando ao aluno a reflexão sobre o seu papel enquanto cidadão num contexto não só local, mas também mundial. “O maior impacto é a mudança comportamental na vida dos jovens. Durante e após a conclusão do Projeto, eles passam a tomar consciência de que são capazes de enfrentar as adversidades da vida, e serem responsáveis pelo seu próprio futuro”.

Na avaliação de Antônio Carlos Librato, com a adoção do projeto pelo Sebrae Nacional, a instituição contribui para que as novas gerações despertem a vocação empreendedora desde cedo, a partir da escola. “Na prática os jovens tomam consciência dos desafios e oportunidades do mundo do trabalho, e passam a empreender em quaisquer situações de suas vidas”, ressalta o gestor.
  http://www.rn.agenciasebrae.com.br

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