terça-feira, 8 de maio de 2012

Estudantes do CENEP criam cooperativa de Informática inédita no país



Estudantes lançam cooperativa de informática no CENEP
Estudantes lançam cooperativa de informática no CENEP
  
A pedagogia empreendedora implantada no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP), em Natal, motiva a criação da primeira cooperativa do Brasil na área da Informática formada por estudantes do Ensino Médio Técnico, a Infocoop.

Lançada em dezembro de 2011, a cooperativa formada por 28 associados (estudantes e professor) funciona nas dependências do CENEP e já está se tornando referência em matéria de manutenção de computadores.

Oferece serviços de manutenção de computador, instalação de software, instalação e configuração de redes, cabeamento estruturado, design gráfico, e web design. Seus preços são abaixo da média do mercado, e oferece descontos para estudantes de escolas públicas.

"Nossa prática de manutenção preventiva, uma espécie de plano de saúde na informática, aumenta, e muito, a vida útil do computador. E estamos vendo isso se consolidando no mercado", diz o estudante do CENEP e membro da cooperativa, Helton Campos.

Grande incentivador

O professor Isaias Chagas, grande incentivador da criação da cooperativa por parte dos alunos, e um dos fundadores da Infocoop, é também seu presidente e, na condição de educador do curso de Informática, acompanha o desenvolvimento pedagógico no empreendimento.

Destacando o ineditismo do empreendimento, Isaias Chagas chama a atenção para a grande contribuição pedagógica do trabalho em equipe no cooperativismo. "Vimos que não existia uma cooperativa nessa área em todo o país. Vimos também que o cooperativismo tem como principal fundamento o trabalho em equipe em prol de uma atividade em comum. Tudo isso, somado as atividades dos alunos no campo prático da Informática, tem grande contribuição pedagógica", destaca o professor.

Isaias Chagas é tecnólogo em Redes de Computação pelo IFRN, engenheiro mecânico e físico pela UFRN, e está concluindo o curso de licenciatura em Matemática pela UFRN. Professor de Informática do CENEP, Isaias tem vários de especialização na área, incluindo o de Programação WEB, e Montagem e Manutenção de Micro.

A cooperativa fica localizada na Rua Trairi, 480, bairro de Petrópolis. Os serviços da Infocoop, e notícias de conteúdo pedagógico do mundo da Informática, podem ser acessados através do site www.infocoop.com.br.
FONTE: SEEC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário