quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ministro destaca novas creches em primeiro programa de rádio




Com o lançamento do programa Brasil Carinhoso pelo governo federal, mais 1.512 creches terão a construção iniciada ainda este ano (foto: Max Vianini)As ações do Ministério da Educação para o programa Brasil Carinhoso, lançado na segunda-feira-feira, 14, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, foram o tema escolhido pelo ministro Aloizio Mercadante para a estreia do programa de rádio Hora da Educação, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do MEC. O programa terá edição semanal, com acesso na página da Rede de Comunicadores na internet.

O Ministério da Educação participa do Brasil Carinhoso com quatro ações. “Assinamos a contratação de mais 1.512 creches para iniciarem a construção ainda este ano”, diz o ministro. “A nossa segunda ação será antecipar recursos do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] para todas as prefeituras que abrirem vagas para as creches, inclusive as conveniadas.”

De acordo com Mercadante, a terceira ação consiste em aumentar em 66,7% o repasse das verbas da alimentação infantil — para crianças até seis anos que estão em creches ou na pré-escola. “E, finalmente, vamos aumentar em 50% o custeio para as creches, desde que os alunos sejam cadastrados na Bolsa-Família”, explicou o ministro.

Mercadante destacou ainda o avanço do atendimento em creches e pré-escolas na última década. Atualmente, estão na pré-escola 80,1% das crianças entre quatro e seis anos e 23,6% daquelas até três anos. Dez anos antes, as creches recebiam 9,4% das crianças. O ministro falou também sobre a importância da educação infantil. “As pesquisas científicas demonstram que, quando as crianças começam a descobrir o mundo, o ambiente em que isso acontece é muito importante para a educação e o desempenho que terão na vida adulta”, disse.

A Rede de Comunicadores da Educação apresenta conteúdo destinado a emissoras de todo o Brasil. O material, em áudio, tem acesso liberado para veiculação. A página na internet está acessível também pelo Portal do Ministério da Educação.

Assessoria de Comunicação Social

FONTE: PORTAL DO MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário