quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Birunga, a Seresteira que deixou saudades






Quem foi Birunga?
Uma grande mulher que ultrapassou todo o limite de sua época, quando teve a ousadia de tocar violão e cantar.
Quando jovem, passou de um concurso de rádio em Natal, sendo classificada por ter uma voz maravilhosa, mas preferiu deixar sua vida de artista e voltar a sua Terra Natal, lugar que sempre amou.
Logo nova teve sua primeira filha Luca, depois arranjou um grande amor, o boêmio também, que gostava de serenata, o meu querido pai Cândido Malaquias, construindo assim, uma grande família de seis filhos: Juraci, Auxiliadora, Ninha, Nazidi, João e Katarina.
Quando criança, a nossa casa era freqüentada por vários amigos, todos ligados a música: Marciano, Saturno, Manoel Cícero, Brasilino, Antônio Dois Ouro, Toinho, Vavá, Vinoca, amigos de Cruzeta e outros ligados a música.
Era uma grande festa, que não tinha hora para acabar, por isso trago no meu sangue o amor pela música e cultura.
Minha mãe Birunga, foi uma pessoa que tinha bom coração, gostava de ajudar  as pessoas, também expressava suas opiniões sem ter medo de ninguém.
A nossa educação, foi uma das suas prioridades, sempre nos orientando no caminho certo.
Foi uma grande professora na música, entre seus alunos estavam Guedes, Zier, Dida, Ritinha de Nicomar, Kátia, Mª José, Miguel Calixtone, Paizinho, Galego de Davi, Bizigo e outros.
Criou a serenata das Mães, cantando pelas ruas da Cidade, encantando a todos, com seus amigos de seresta entre eles Paizinho, João Emídio, Pedro Pilenga, Toinho, Tarcísio, Mª José e outros. Engraçado era o balaio que acompanhava essa festa, contendo bebidas e comidas. A festa só acabava no raiar do sol.
Fez programas nas rádios de região, cantava nas praias, animava as festa e cantou até no Ceará.
Graças a Deus, seus ensinamentos foram seguidos por seus alunos e admiradores, que hoje continuam a valorizar a cultura de Florânia, através da música.
Eu agradeço a Deus, por ter me dado uma mãe tão especial, que fez histórias e deixou muitas saudades em nossos corações e na música.
Da filha que muito te ama.
Juraci Araújo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário