sábado, 11 de agosto de 2012

Estados Sobre Cidadania Ciência e Tecnologia Cultura Economia Educação Esporte Meio ambiente O Brasil Saúde Turismo Portlet Seções Brasil Sem Miséria Brasília Conhecendo o Brasil Consumo Consciente Educação Financeira Empreendedor Energia Ensino Técnico Galeria de Arte Linha do Tempo Maternidade Mulher O Que o Brasil Tem PAC Revista Brasilis Vencer o crack Selecione Selecione Dezoito mil escolas brasileiras começam a implantar o horário integral

Começam a ser implantadas no segundo semestre de 2012, o sistema de horário integral nas 18 mil escolas que aderiram ao programa Mais Educação neste ano. Para apoiar essas atividades, os ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promovem oficina de trabalho, em Brasília, com os representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Esses estados apresentaram maior quantidade de escolas que optaram pelo programa, e maioria dos alunos atendidos pelo Bolsa Família.
Governo de São Paulo Integração de políticas deve elevar o índice de escolaridade dos brasileiros Ampliar
  • Integração de políticas deve elevar o índice de escolaridade dos brasileiros
A estratégia de priorizar a política pública de educação integral em unidades de ensino com mais estudantes beneficiados pelo programa de transferência de renda faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é aliar o alto percentual de frequência, exigência do Bolsa Família, a um salto qualitativo na formação dos beneficiários e enfrentando os desafios das situações de vulnerabilidade social.
Adesão
Iniciado em 2008, o Mais Educação, que prevê a permanência dos alunos nos dois turnos, tinha chegado a 14.995 escolas até o ano passado. Dessas, 5.294 tinham maioria de beneficiários integrando o programa do MDS, que atende famílias com renda de até R$ 140 por pessoa.
A parceria entre MEC e MDS significou expressiva evolução para a cobertura da população pobre e extremamente pobre pela política de educação integral. Do total de 32.422 escolas com o Mais Educação, 17.575 têm maioria de alunos do Bolsa Família. A meta do governo federal é chegar a 30 mil em 2014.
Resultados
Impacto sobre a evasão de alunos e melhoria no índice de atenção e comportamento são alguns dos resultados apontados por professores, que indicam o tempo integral como caminho para o aumento dos indicadores educacionais da população pobre. Vale ressaltar que os índices de aprendizagem, atenção e comportamento melhoraram nos municípios que implantaram o Mais Educação desde 2008.
Além da grade para cada série do ensino fundamental, as crianças têm aulas de reforço em português e matemática, música, dança e xadrez.
Série Mais Educação – Educação Integral
Educação Integral tem sido um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações de educadores. Iniciativas diversas, em diferentes momentos da vida pública do País, levaram esse ideal para perto das escolas, implantando propostas e modelos de grande riqueza, mas ainda pontuais e esporádicos.
O Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e de Educação Básica (SEB), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), retomou esse ideal para, a partir do aprendizado com experiências bem-sucedidas, levá-lo como prática às redes de ensino dos estados e municípios do País.
As experiências recentes indicam o papel central que a escola deve ter no projeto de Educação Integral, mas também apontam a necessidade de articular outras políticas públicas que contribuam para a diversidade de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência inovadora e sustentável ao longo do tempo.
Com essas premissas, foi instituído o Programa Mais Educação no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Leia mais:
69% das escolas públicas de tempo integral têm maior parte de alunos do Bolsa Família
Educadores debatem escola pública de tempo integral do programa Mais Educação 
Mais de 30 mil escolas podem ter aula em tempo integral este ano
MEC seleciona mais 14 mil escolas urbanas para oferta de educação integral em 2012 
Fonte:
Brasil Sem Miséria e Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário