segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Integração das Mídias na Prática Pedagógica.


A Integração das Mídias na Prática Pedagógica.
A integração das mídias tem contribuído no ensino aprendizagem e melhoria nas práticas pedagógicas. É sabido que a utilização das mídias em sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao contexto, permitindo articular a situação global e local, sem abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. A tecnologia e conhecimento se integram para produzir novos conhecimentos permitindo a compreensão de problemas atuais buscando alternativas para a transformação do cotidiano na construção do conhecimento.
Compreende-se as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas  pelas .tecnologias disponíveis na escola , criando dinâmica que permite estabelecer diálogo entre as formas das mídias.
A linguagem produzida na integração cria espaços para identificação do aluno, permitindo que este se expresse de diferentes maneiras favorecendo a consciência crítica. É importante integrar as potencialidades das mídias pedagógicas, favorecendo a representação textual e hipertextual do pensamento do aluno e do professor, neste contexto o educador é desafiado a assumir uma postura de aprendiz, crítico e criativo.
Nessa perspectiva a prática pedagógica é uma forma de conceber a educação que envolve o aluno. Se o professor não conhece as potencialidades e limitações das tecnologias e mídias, ele desperdiçará  a oportunidade de favorecer o desenvolvimento do aluno.
Falar das mídias na contribuição da melhoria do ensino é algo importante e prazeroso, sabendo-se que tem professor que não ousam fazer o diferente, mas temos outros que sabem aproveitar desse instrumento importante hoje na educação.
Juraci Araújo.
Especialista em Tecnologia da Educação.