segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Instituto Kennedy forma primeira turma de professores especializados em educação infantil do RN.

Instituto Kennedy forma primeira turma de professores especializados em educação infantil do RN.

Marlio Forte
Solenidade de colação de grau foi realizada no Kennedy
Solenidade de colação de grau foi realizada no Kennedy
Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte

O Seminário de avaliação e colação de grau da primeira turma de professores de nível médio na modalidade normal com foco na educação infantil foi realizado, hoje (sexta 29), no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy. O curso foi realizado por meio do programa de Formação Inicial Para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL – e formou 141 educadores na turma de Natal. No próximo dia 05 será realizada a colação de grau da turma de Mossoró com 40 professores.

O PROINFANTIL é um curso a distância em nível médio, na modalidade normal, para formação de professores de educação infantil que atuam em creches e pré-escolas da rede pública e privada, sem fins lucrativos, atuando em todo país há quatro anos. No Rio Grande do Norte, a turma do Kennedy é a primeira a ser formada. O programa foi implantado no Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, Universidades, Prefeituras Municipais e MEIOS Natal e Mossoró.

Dentre os objetivos estão a habilitação em magistério para a educação infantil dos professores em exercício de acordo com a legislação vigente, elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos docentes, valorizar o magistério oferecendo condições de crescimento profissional e pessoal do professor e contribuir para a qualidade social da educação das crianças em idade ente 0 e 6 anos nas instituições de educação infantil.

A primeira turma formou professores dos municípios de Alexandria, Areia Branca, Arez, Bento Fernandes, Brejinho, Canguaretama, Caraúbas, Equador, Galinhos, Janduís, lajes, Maxaranguape, Messias Targino, Nízia Floresta e Pendências. A professora formada, Alcione Macedo, da Creche Municipal Paraíso Infantil, de Brejinho, atua na área há três anos. Ela destacou a evolução na sua forma de trabalhar em sala de aula a partir do curso. "De fato o aprendizado no curso foi muito importante para que a minha prática pedagógica em sala de aula melhorasse. O resultado disso vai trazer um grande benefício para a formação inicial dos nossos alunos."

Para o prefeito do município, João Gomes, a decisão em firmar a parceria e incentivar a formação é tão importante quanto investir em infraestrutura. "Brejinho inaugurou uma creche nova recentemente, mas percebemos que não bastava a estrutura física. Para obtermos bons resultados, era necessária a formação e qualificação do material humano, e os resultados que buscamos é o aprendizado das crianças." Destacou o prefeito.

O curso ministrado em dois anos teve a carga horária de 3.372 horas. De acordo com Paula Francimar, coordenadora da equipe estadual de gerenciamento do programa, a avaliação foi muito positiva apesar de ser a primeira turma. "A formação permitiu mudanças importantes na prática pedagógica do professor e principalmente a construção de uma identidade para o professor de educação infantil." 

Para os próximos anos, a secretária de educação do Estado, Betania leite Ramalho, garantiu empenho para manter e ampliar o programa por parte da secretaria. "Não podemos parar nem desperdiçar tempo. Precisamos continuar com outras etapas e para isso a secretaria vai empreender todos os esforços porque entendemos que temos uma dívida com a educação, temos uma dívida com os professores e precisamos avançar em um projeto de educação com qualidade também para o ensino infantil". Concluiu, Betania Ramalho. 
FONTE: SEEC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário