quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nova série apresenta história e arte mantidas em 52 museus




Os museus preservam entre suas paredes arte e história, novo e antigo, moderno e clássico. A série Conhecendo museus, que será lançada nesta quinta-feira, 3, às 20 horas, no Espaço Parlamundi da Legião da Boa Vontade, em Brasília, transporta o espectador em um passeio por 52 museus brasileiros.

Realizada em coprodução entre a TV Escola do Ministério da Educação, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura, a série Conhecendo museus terá 52 episódios de aproximadamente 30 minutos. Cada capítulo apresenta detalhes da vida de personagens singulares e notórios, e mostra objetos, obras de arte e documentos que fazem parte da memória brasileira.

Com uma linguagem moderna e ágil, que busca um diálogo direto com o público, as visitas aos museus são guiadas pela câmera que percorre salas, espaços e corredores como um visitante faria. A série mostra museus como lugares onde a cultura, história e a arte são elementos de aprendizado e reflexão.

Conhecendo museus surgiu a partir de um conjunto de 15 documentários sobre museus de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que serviram como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação.

O episódio de estreia apresenta o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que será exibido pela TV Brasil na próxima terça-feira, 8. Na sequência, serão exibidos os programas sobre o Museu de Arte Moderna (RJ), no dia 15, o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (PR), dia 22, e o Museu das Bandeiras (GO) no dia 29 de maio.

Todos os programas serão veiculados pela TV Brasil-EBC e, a partir do segundo semestre de 2012, na TV Escola-MEC.

Assessoria de Comunicação Social
FONTE: PORTAL DO MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário