quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Agosto da Alegria discute práticas integrativas no SUS do RN

Agosto da Alegria discute práticas integrativas no SUS do RN

Mudar tamanho da fonte Aumentar fonte Diminuir fonte


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) conclui sua participação no Agosto da Alegria com a realização de uma Mesa Redonda, promovida pela Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), que colocou em pauta as Práticas Integrativas e Complementares na saúde. O evento acontece durante esta quinta-feira (01), no Teatro da Cultura Popular, em Natal.

No período da manhã foi abordado o tema "Pluralização e ampliação do conceito de saúde em 20 anos do SUS", coordenado pelo historiador Tiago Tavares, da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (Siec) da Sesap, do professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Idivaldo Micali, da coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) da Sesap, Mychelle Kytchia, da jornalista e servidora da Siec/Sesap, Frankleide Matos, e da ex-secretária adjunta da Sesap, Ana Tania Sampaio, representando o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN.


Para Luzileide Barbalho, Subcoordenadora da Siec, a proposta de trabalho tem a Educação Popular como projeto de promoção à saúde. "Promovemos este evento com a importante parceria da Secretaria de Cultura com o objetivo de nos apropriarmos de novos conhecimentos e experiências para desenvolver no nosso processo de trabalho e assim efetivar a Educação Popular em Saúde no Rio Grande do Norte". No turno da tarde o tema discutido será "Experiências em Práticas Populares em Saúde", no horário das 14h às 17h.

As PIC’s foram implantadas no Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte em 27 de junho de 2011, por meio da Portaria 274, que inclui homeopatia, fitoterapia, medicina tradicional chinesa, vivências lúdicas e práticas corporais transdisciplinares como práticas que visam a atenção e assistência ao usuário do SUS a forma integral. "Essas práticas complementam a medicina tradicional", como explica a coordenadora Mychelle Kytchia.

FONTE: GOVERNO RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário