Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas se reúne na SEEC
O Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas se reuniu, na manhã desta segunda feira (05), na Secretaria de Educação do Estado, com o objetivo de socializar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo teatral Trabalhando Juntos e discutir o regime interno do Conselho. O conselho é formado por órgãos do setor público e por entidades da sociedade civil e tem como objetivo implantar políticas de promoção da paz nas escolas públicas e privadas.
Fazem parte do conselho, a Secretaria de Educação do Estado, o Ministério Público, a Secretaria de Defesa Social por meio da Polícia Militar e Polícia Civil, A UFRN e UERN, SINTE/RN, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Justiça e Cidadania e demais entidades da sociedade civil, ligadas a temática da violência nas escolas e combate a disseminação de entorpecentes, como o Grupo Teatral Trabalhando Juntos.
Durante a reunião, representantes do grupo fizeram uma exposição do trabalho desenvolvido nas comunidades que já realizou mais de 100 apresentações. O grupo tem sete peças teatrais que abordam a temática da violência nas escolas, mas a reunião também foi uma oportunidade para o grupo expor e buscar soluções junto a SEEC no sentido de solucionar problemas enfrentados com falta de recursos financeiros para custear as despesas com transporte, alimentação, aquisição de material e aluguel de teatro.
O encontro também contou com a participação de diretores de escolas. A direção da Escola Estadual Marluce Lucas, do município de João Câmara, apresentou uma série de dificuldades para garantir o funcionamento da escola com segurança. De acordo com a direção, a escola está localizada em um bairro da periferia da cidade, praticamente sem policiamento ostensivo, e já sofreu muito com a falta de segurança.
O relato das experiências apresentadas na reunião vai ajudar o conselho a cumprir com uma de suas finalidades que é aproximar os diversos seguimentos da escola. Para a falta de recursos do Grupo Teatral, a Secretária de Educação do Estado, Prof. Betania Ramalho, se comprometeu a estudar a possibilidade de inclusão do grupo nas políticas do setor no sentido de viabilizar os recursos.
Sobre a Escola Estadual Marluce Lucas, os problemas de infraestrutura da escola já foram resolvidos, em parte, com pequenas reformas, mas com relação à falta de segurança ainda será preciso uma atuação mais efetiva do conselho no sentido de buscar junto aos membros da entidade uma maior presença junto à escola e junto à comunidade no entorno da escola.
FONTE: GOVERNO RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário