quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Memorial da Inclusão faz exposição temporária com peças do Museu Afro

Memorial da Inclusão faz exposição temporária com peças do Museu Afro


Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Instrumentos musicais, máscaras africanas e uma estatueta do Museu Afro Brasil poderão ser tocadas, lidas, vistas e sentidas em uma exposição no Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência, que há duas semanas ocupa um espaço no Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo. Segundo a curadoria do memorial, os objetos deverão ficar expostos até meados de outubro.
As 13 peças em exposição foram adaptadas para tornarem-se acessíveis às pessoas com deficiências física e sensorial. Segundo Elza Ambrosio, curadora do Memorial da Inclusão, todas as peças são descritas em braile e em fonte ampliada “para que todas as pessoas possam vê-las de todas as formas”.
As obras, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, abordam temas como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão, que registram a trajetória histórica e as influências africanas na formação da sociedade brasileira. Entre os objetos estão um espelho de Iemanjá (feito em metal e espelho) e o machado de Xangô (confeccionado em madeira), além de instrumentos musicais como um reco-reco (em madeira), uma gunga (elaborada em couro e com guisos de metal) e um agogô (em metal).
“O Museu Afro resgata a história afro no Brasil com um acervo formado por mais de 5 mil obras. É um museu riquíssimo. O importante de termos obras acessíveis é levar a todas as pessoas todos esses tipos de peças culturais”, disse Elza à Agência Brasil.
O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física e também pode ser visitado por meio do site onde os visitantes acessam virtualmente textos e áudios do memorial em português, inglês e espanhol.
A exposição é gratuita. O Memorial da Inclusão fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
  FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário