sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aula inaugural de mais uma oficina do ProEMI na Escola Teônia Amaral


      




             Nesta sexta-feira, 20 de abril, na Casa de Cultura, foi ministrada a aula inaugural da oficina Tecendo o Cotidiano de Flores: uma análise documental dos séculos XIX-XX, tendo à frente as professoras Eva Lorena de Azevedo Dantas, Verônica Auridete Dantas de Medeiros, de História e a professora Ivanete Silva, de Inglês.


 
       As professoras apresentaram um resumo do projeto que tem como ação, realizar pesquisas em acervos históricos, palestras sobre o tema,  viagens de estudo a museus e oficinas para manuseio e conservação de documentos antigos. A meta é despertar nos discentes o interesse por assuntos relacionados ao estudo de acervos arquivisticos, aprendendo assim o manuseio de documentos históricos, tendo em vista o valor artístico-cultural destes para a sociedade.
       Foi feita uma palestra riquíssima com o professor de história Ubiratan da UFRN, que coordena o Labordoc, Laboratório de Documentos Antigos de Caicó que será visitado pelo grupo de alunos do Teônia Amaral que está participando da oficina. O professor abordou sobre a importância de se valorizar a história através deste trabalho e se comprometeu a estar junto à escola para participar e colaborar em tudo. Encorajou os educandos, mostrando que eles futuramente serão lembrados se realizarem um grande trabalho. Lembrou da importância de se preservar e divulgar a história através da conservação dos arquivos e do uso das teconologias.
       No final as professoras apresentaram uma sequência de fotos do arquivo da Prefeitura, um dos que serão trabalhados juntamente com os arquivos da Câmara Municipal e Paróquia de São Sebastião.

Reportagem e fotos: Canindé Silva
FONTE: BLOG DA ESCOLA TEÔNIA AMARAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário