quinta-feira, 19 de abril de 2012

Instituições estaduais recebem os primeiros quatro laboratórios




Os primeiros quatro laboratórios com equipamentos adquiridos por meio do Programa Brasil Profissionalizado serão entregues nesta quinta-feira, 19, em Pinhais, Paraná. O Centro Estadual de Educação Profissional Professor Newton Freire Maia é a primeira escola contemplada. O Brasil Profissionalizado já investiu mais de R$ 2 bilhões na expansão do ensino técnico em 23 redes estaduais e no Distrito Federal.

Com investimento previsto de R$ 162 milhões, o programa deve entregar este ano 1.720 laboratórios básicos e técnicos a 597 escolas técnicas estaduais. Até junho, 632 laboratórios serão concluídos. Outros 1.088 estarão prontos no segundo semestre.

Os laboratórios básicos contemplam equipamentos para aulas de biologia, física, química e matemática. Os específicos, com 31 tipos, destinam-se a cursos técnicos nas áreas elétrica, mecânica, de panificação e outras. O valor repassado aos estados é investido na aquisição de todos os itens necessários à instalação dos laboratórios, desde o ar condicionado, passando pelo mobiliário, até aqueles necessários para a prática pedagógica.

O Centro Estadual de Educação Profissional Professor Newton Freire Maia reúne 460 alunos de cursos técnicos integrados e subsequentes e também do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os estudantes são oriundos de pelo menos dez cidades paranaenses e vários deles moram no alojamento da instituição. “Os laboratórios, aliados à infraestrutura que já temos, trarão nova possibilidade para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com os alunos”, afirma Fabrício Vidal, diretor do centro.

O programa Brasil Profissionalizado tem o propósito de fortalecer e ampliar as redes estaduais de ensino técnico por meio da reforma e ampliação de escolas técnicas, instalação de laboratórios, aquisição de material pedagógico e formação de professores. (Danilo Almeida)

Palavras-chave: educação profissional, Brasil Profissionalizado
FONTE: PORTAL DO MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário