sexta-feira, 27 de abril de 2012

Programa Conquistar RN faz formação de educadores em Natal



Programa é desenvolvido em parceria com Fundação Roberto Marinho
Programa é desenvolvido em parceria com Fundação Roberto Marinho

  
Programa Conquistar RN faz primeira formação de professores com participação de 100 profissionais da Educação – coordenadores pedagógicos, educadores e supervisores, da rede estadual de Ensino. O evento, aberto pela secretária Betania Ramalho, na manhã da segunda-feira (23), prossegue até sexta-feira (27), no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

Durante a Formação estão ocorrendo palestras, oficinas pedagógicas, e atividades desenvolvidas pela equipe de educadores da Fundação Roberto Marinho, parceira da Secretaria Estadual da Educação no programa.

Entre os palestrantes estão o professor Renato Noguera, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falou na abertura do Encontro, e Tereza Penna Firme, da Cesgranrio. Os professores também terão a oportunidade de participar de vivências e atividades reflexivas sobre a prática pedagógica e conhecer os fundamentos da metodologia do Telecurso.

Sala de Aula

O programa Conquistar RN é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação, com o objetivo de oferecer a estudantes da Educação de Jovens e Adultos, e do Ensino Médio, a oportunidade de superaram a distorção ainda existente entre idade/série, possibilitando a conclusão da Educação Básica.

A condução será feita com a utilização da metodologia do Telecurso propondo uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. Irá utilizar a cultura popular e explorar as peculiaridades regionais visando trazer a vida da comunidade para dentro da Sala de Aula.

Dentro dessa metodologia, que segue no caminho da tele-sala, o papel do professor é de fundamental importância. Caberá a ele mediar a aprendizagem e motivar o aluno. Nesse sentido, ele também recebe formação continuada dentro da metodologia do telecurso. Supervisores e gestores do "Conquista RN" também irão participar de contínuo processo de formação.

O trabalho de Sala de Aula, dentro do programa, será acompanhado, e avaliado, sistematicamente por equipes técnicas da SEEC e da Fundação Roberto Marinho. Na primeira etapa, o programa irá atender a 10.000 estudantes da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio que estão "fora de faixa" (distorção idade/ano-série).
FONTE: SEEC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário