sábado, 30 de junho de 2012

Cartilhas da Turma da Mônica alertam jovens e adolescentes sobre o uso de álcool e drogas


Gibis com foco na prevenção do uso de drogas. Essa é uma das estratégias do governo para alertar pais, professores e alunos sobre o uso de álcool, crack e outras drogas. Nem sempre é fácil abordar o assunto com jovens e adolescentes. E foi pensando assim que o Ministério da Justiça, em parceria com o cartunista Maurício de Sousa, decidiu publicar quatro cartilhas para prevenir o uso de drogas.
O alvo são os adolescentes da rede pública de ensino de todo o Brasil. As publicações devem chegar às mãos dos jovens de 15 mil escolas públicas do país.
De forma lúdica, personagens conhecidos pelo público - Turma da Mônica jovem e Turma da Tina – informam sobre o assunto. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), órgão do Ministério da Justiça.
“A ideia é conseguir uma linguagem que chegue realmente a esses adolescentes, de uma forma mais adequada, mas que os leve a refletir também”, explicou a secretária substituta da Senad, Carla Dalbosco.
De acordo com a Secretaria, as revistas são direcionadas para alunos com grau escolar diferente. As revistinhas da Turma da Mônica são direcionadas aos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, as publicações serão ilustradas com personagens da Turma da Tina.
“Como os personagens da Turma da Mônica infantil cresceram, a gente achou também que era importante focar neste público adolescente e adulto jovem”, afirmou a secretária substituta da Senad, Carla Dalbosco.
Diga Sim à Vida
Dalbosco afirma que as publicações fazem parte da nova etapa do projeto Diga Sim à Vida, que já contava com as cartilhas da Turma da Mônica destinadas a crianças. O projeto existe desde 2004. Ela explicou que o enfoque das revistas para as crianças tem um objetivo diferente da dos adolescentes.
“Com crianças, a gente trabalha prevenção, focando na auto-estima, nas relações familiares, em fatores de proteção. Já para jovens e adolescentes é possível trabalhar temas de vulnerabilidade e fatores de risco”, disse.
As cartilhas serão distribuídas nas escolas cujos professores irão participar do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, curso à distância pela Universidade de Brasília (UnB). As aulas serão realizadas no segundo semestre deste ano e terão duração de cinco meses.
“O curso já está na quinta edição e vai abranger 70 mil educadores. A ideia é prepará-los para poderem trabalhar essas ações preventivas de uma forma articulada com a rede de ensino”, acresentou Dalbosco.
Fonte: Portal Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário