segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vídeo sobre lixo jogado perto de escola de SP ganha concurso


Alunos da equipe produtora do vídeo vencedor visitaram, na Rio+20, a exposição do artista plástico Vik Muniz, que usou garrafas plásticas em seu trabalho (foto: TV Escola/MEC) Um videoclipe sobre os problemas ambientais e de saúde causados pelo lixo jogado ao redor da Escola Estadual Gomes da Silva, em Itapetininga (SP), é o vencedor de concurso promovido pela TV Escola do Ministério da Educação. O concurso, que reuniu criações de professores e estudantes de instituições públicas de ensino, é parte da programação especial da 4ª Semana do Meio Ambiente – Ações sobre a Rio+20.

Foram inscritos 200 vídeos, de até dois minutos de duração, que trataram dos temas propostos pela conferência Rio+20, mas ambientados na comunidade escolar. O filme vencedor, Proibido Jogar Lixo, é embalado pelo Rap da Ecologia, de autoria e voz da professora de artes e de informática Eleni Jesus de Souza. Alunos de turmas do quinto ao nono ano do ensino fundamental participaram das gravações.

Passeatas e coletas de lixo no entorno escolar levaram à conscientização da comunidade, que costumava deixar lixo junto aos muros da escola. O refrão do rap diz: “A minha escola não é um lixão/é um espaço de educação.../lixo, não!, lixo, não!”

Na produção do vídeo vencedor foram usados câmera digital e aparelhos celulares dos alunos. Karollayne de Almeida Alves, Iago dos Santos Ribeiro e Joice dos Santos Lemes, todos com 12 anos, participaram da produção. “Escolhemos o lixo como tema para mobilizar a escola e todos que veriam o vídeo sobre a realidade em torno dela”, diz Joice, aluna do sétimo ano. “Fizemos passeata, filmamos o lixo e passamos pelas classes chamando alunos para a mobilização”, explica Karollayne.

A equipe vencedora ganhou uma viagem ao Rio de Janeiro para participar da Rio+20. Os estudantes entrevistaram autores de projetos que mostram diferentes usos de energia solar. Eles também visitaram a exposição do artista plástico Vik Muniz, que usou garrafas plásticas em seu trabalho. “Em arte não tem nada que você não usa, tanto em ideia quanto em material”, explica o artista.

“Os alunos vão sair daqui com muito conhecimento. Eles perceberam que a preocupação com o meio ambiente não é só da nossa escola, mas do mundo todo”, diz a professora Eleni. “Todos têm de fazer sua parte.”

O vídeo vencedor e a visita dos alunos à Rio+20 foram ao ar na manhã desta sexta-feira, 22, na TV Escola, e terão retransmissão às 15h e às 21h.

Rovênia Amorim

Ouça o depoimento da professora Eleni Souza
Palavras-chave: TV Escola, Rio+20, lixo, videoclipe
FONTE: PORTAL DO MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário