sexta-feira, 8 de junho de 2012

Investimento na expansão das universidades federais faz duplicar o número de vagas em sete anos

O governo federal investiu R$ 8,4 bilhões na expansão e reestruturação das universidades federais desde 2003. Dessa data até 2011, as vagas anuais de ingresso na graduação mais que dobraram nas federais, passando de cerca de 110 mil, em 2003, para mais de 230 mil em 2011. O aumento das vagas de ingresso impactou no número total de matrículas em instituições federais, passando de 638 mil para mais de 1 milhão (2003-2011). Com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foram criados 2.046 novos cursos.
No processo de expansão da rede, 42.099 vagas de trabalho foram abertas por meio de concurso, sendo 21.421 para docentes e 20.678 para técnicos administrativos. “O Reuni foi um dos melhores e maiores projetos para a sociedade brasileira”, afirma João Luiz Martins, reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e atual presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Na visão de Martins, há questões que ainda precisam ser resolvidas, como a contratação de professores e técnicos para o quadro efetivo das instituições, o que será garantido pelo recém-aprovado projeto de lei que destina 70 mil cargos em instituições federais de ensino (Leia aqui). No entanto, o presidente da Andifes reconhece que “qualquer projeto de expansão precisa de tempo para ser equacionado”.
“O Reuni é uma oportunidade que as instituições federais têm para crescer, ampliar vagas e contatar novos professores. É um momento propício para consolidação e reforma das instituições”, afirma o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina. Para ele, o plano de expansão é benéfico para as universidades federais e representa “um esforço para manter a qualidade de ensino e a busca contínua pela excelência”, acrescentou.
Do total de 3.885 obras, 2.417 já estão concluídas (62%) e 1.022 (26%) estão em execução. As obras paralisadas ou com contratos cancelados somam 163 (4%), as demais estão em processo de licitação.
A previsão é que até 2014 o Brasil tenha um total de 63 universidades federais, com 321 câmpus distribuídos em 272 municípios.
Fonte: Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário