quinta-feira, 7 de junho de 2012

Câmara instala Comissão pela reforma do Ensino Médio brasileiro


Câmara instala Comissão pela reforma do Ensino Médio brasileiro
 
João Bittar/MEC



Mariana Mandelli
Do Todos Pela Educação

A Câmara dos Deputados instalou uma Comissão Especial (CESP) para discutir os rumos do Ensino Médio do País. A Comissão terá a função de promover estudos e apresentar propostas para reformular essa etapa de ensino.

A reunião de instalação ocorreu ontem, 23/05, e elegeu, como presidente da Comissão, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O relator é Wilson Filho (PMDB-PB); o 1º vice-presidente, Fátima Bezerra (PT-RN); o 2º vice-presidente, Alex Canziani (PTB-PR), e, por fim, a Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) foi escolhida como 3ª vice-presidente.

A mesa de instalação foi coordenada pelos deputados Costa Ferreira (PSC-MA) e Gilmar Machado (PT-MG). Segundo os deputados, há a necessidade de se debater propostas para o Ensino Médio porque esta é a etapa da Educação Básica que apresenta os piores indicadores de qualidade e evasão escolar – bastante divulgados pelos veículos de comunicação nas últimas semanas.

A Comissão vai se reunir novamente na tarde do dia 30, quando deve apresentar o cronograma e o roteiro de trabalho. As propostas serão discutidas pelos parlamentares um dia antes, 29/05, em encontro fechado.


Audiência
A Comissão também aprovou ontem um requerimento do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) para solicitar uma audiência pública sobre os últimos resultados do Ensino Médio brasileiro, divulgados no Censo Escolar 2011.

O texto pede a presença do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); da diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, e do especialista em Educação Simon Schwartzman.

Agora cabe ao presidente da Comissão, deputado Newton Lima (PT-SP), agendar uma data para o debate.
http://www.todospelaeducacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário