quarta-feira, 27 de junho de 2012

Professores do Estado são formados para o programa Conquista

Cerca de oitenta educadores, entre professores, coordenadores pedagógicos e supervisores da rede estadual de ensino participam até a próxima sexta-feira, 15, na Escola Estadual Edgar Barbosa, em Natal, de mais uma etapa da formação de professores promovida pelo programa Conquista, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

A formação começou na segunda-feira, 11, com a realização de palestras, oficinas, apresentação do material didático do programa e atividades pedagógicas. Os educadores Renato Nogueira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Tereza Penna Firme, da Cesgranrio, estão entre os palestrantes.

O programa Conquista oferece uma oportunidade de aceleração de estudos para jovens e adultos em distorção idade-ano escolar. Através dele, o estudante conclui o Ensino Médio em 18 meses. Nesta primeira fase, cerca de três mil alunos vão acompanhar as aulas nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte e 200 educadores serão formados pela metodologia do Telecurso. Alunos do segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participarão do programa.

Equipes da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Roberto Marinho vão acompanhar sistematicamente o trabalho realizado nas salas de aula do programa, com visitas frequentes e avaliações de desempenho. Além disso, todos os professores, supervisores e gestores envolvidos participarão de um contínuo processo de formação.

Segundo o coordenador regional da Fundação Roberto Marinho, George Lima, a metodologia do Telecurso propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. "Sua concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e regionalismos para trazer a vida para dentro da sala de aula. O objetivo é valorizar a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, e oferecer a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento.", completou.

"Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. É dele a missão de mediar a aprendizagem e motivar o aluno. Para isso, eles também recebem uma formação continuada na metodologia do Telecurso.", afirmou a coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação, professora Isabel Pinheiro.

Sobre o Telecurso


O Telecurso é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. Com aulas presenciais, o método utiliza em sala de aula um material elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras.

Entre os principais motivos que levaram o governo do Rio Grande do Norte a adotar o programa como política pública de ensino está o elevado índice de aprovação do Telecurso, que ultrapassa os 90%. A política também foi adotada pelos governos do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco, e pelo município de Belo Horizonte (MG). Em todo o Brasil, o programa possui 30 mil salas de aula, beneficiando mais de seis milhões de pessoas.
FONTE: GOVERNO RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário