quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pré-sal no Brasil está apenas começando e novas descobertas virão, diz presidenta da Petrobras

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, disse nesta quarta-feira (6) que a exploração da camada pré-sal no Brasil está apenas começando e que novas descobertas virão. “Nenhuma outra empresa de petróleo teve descobertas tão significativas como a Petrobras. Com todo o trabalho que fizemos no pré-sal, daqui a no máximo oito anos, seremos um dos maiores produtores de petróleo do mundo”, destacou a presidenta, no programa de rádio Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Segundo a presidenta, o desafio da exploração do pré-sal não é em tecnologia, já que a Petrobras tem a liderança mundial em atividades de exploração e produção de petróleo em águas rasas e profundas. “O maior desafio é o próprio tempo de fazer acontecer o nosso plano de negócio, de acordo com as melhores práticas e aos menores custos do mercado”, destacou.
Até 2015, a Petrobras investirá em suas atividades 224,7 bilhões de dólares. “É o maior plano de investimento de uma empresa de petróleo no mundo e é um dos maiores investimentos feitos por uma empresa em qualquer segmento de atividade no mundo”, enfatizou Foster.
Empregos
A Petrobras emprega, atualmente e de forma direta, 70 mil funcionários. Para atender ao planejamento de exploração do pré-sal, mais 15 mil serão empregados até 2014, segundo Foster. Além desses, serão gerados mais 200 mil novos empregos, nos próximos quatro anos, em razão das atividades da estatal, como os empregados dos fornecedores e sub-fornecedores. “Precisamos de muita gente bem capacitada e estamos procurando isso. Estamos com o doce desafio de fazer crescer pelas oportunidades que surgem esse país que tanto admiramos”, disse.
Preocupação ambiental
A Petrobras trabalha, de forma intensiva, para que não ocorram acidentes ambientais. De acordo com a dirigente da empresa, as ações são principalmente preventivas, mas também há o preparo de atuação imediata caso haja algum vazamento. “A continuidade do nosso negócio depende de nossa amizade e respeito ao meio ambiente. Em todo o projeto que é aprovado na Petrobras é discutido, de forma profunda, todas as questões ambientais”, disse.
No combate aos vazamentos, a companhia instituiu ações, chamadas de “vazamento zero”. “Temos evitado qualquer vazamento, por mínimo que seja. Temos um imenso cuidado com o meio ambiente, zelamos pelo meio ambiente, sabemos que a nossa atividade impõe uma proximidade muito grande com as técnicas operacionais para que a gente evite qualquer prejuízo ambiental”, expôs.
Fonte: Portal do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário