domingo, 24 de junho de 2012

Concurso Receita Federal 2012

Um dos mais esperados informes oficiais relacionados a concursos previstos para 2012 foi divulgado no dia 25 de maio pelo Diário Oficial da União. Trata-se da Portaria n° 228/2012, emitida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que autoriza a realização de concurso público destinado ao provimento de 200 cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e de 750 cargos de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, ambos da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil.
A Portaria estabelece também que o provimento dos referidos cargos está condicionado à existência de vagas na data de nomeação e à declaração do ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa, advinda das futuras contratações.
O edital para estas 950 vagas deverá ser disponibilizado pelo Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda dentro do prazo de seis meses, mas vale ressaltar que o órgão já iniciou os preparativos para a elaboração desses regulamentos, juntamente com a organizadora Esaf. A parceria com a banca examinadora da Esaf deverá ser oficializada nos próximos dias.
Número de vagas ficou abaixo do esperado
Claro está que as projeções feitas por analistas de concursos e pelo próprio Sindifisco davam conta de que seria bem maior o total de vagas autorizadas, haja vista a necessidade de recomposição do quadro efetivo do órgão, principalmente em decorrência de aposentadorias. No entanto, as 950 oportunidades reais anunciadas não deixam de ser significativas, ao ponto de empolgar muita gente que já vem se dedicando antes mesmo de 2009, ano do último concurso da Receita, cujas últimas convocações aconteceram em junho do ano passado.
A expectativa de que o concurso iria enfim ser autorizado cresceu tão logo a presidenta Dilma Roussef sancionou o Funpresp, o novo plano de aposentadoria dos funcionários públicos federais, cuja tramitação de certa forma desacelerou o ritmo de contratações na esfera federal.
Preparação
Por fim, não é desnecessário lembrar mais uma vez aos interessados que este concurso, assim como muitos outros certames de relevância nacional, exige muita preparação prévia, mas isso não impede, contudo, que novos aspirantes a uma oportunidade na Receita Federal comecem os seus estudos  a partir de agora. Sem dúvidas, por ser um dos principais concursos do pais, os concurseiros deverão esperar uma relação candidato/vaga bastante elevada, fato que não tem relação direta com o número de vagas oferecido, mas principalmente pelos outros atrativos do cargo, entre os quais o plano de carreira e, evidentemente, a remuneração, que  pode chegar a até R$13 mil mensais.
 http://concursosnobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário