terça-feira, 26 de junho de 2012

Secretaria Betânia Ramalho anuncia apoio da Educação ao Prêmio Caern de Redação


Durante o lançamento do "Prêmio Caern de Redação" nesta terça-feira (26), a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, enfatizou o apoio da Secretaria de Educação à iniciativa, inclusive com a possibilidade de editar os melhores trabalhos que forem produzidos pelos alunos. "Iremos trabalhar para envolver diretores, professores e alunos nesta ação da Caern", destacou a secretária em sua fala no evento, realizado pela manhã no auditório da Administração Central da empresa estadual de saneamento. A rede pública estadual conta com 689 escolas e cerca de 300 mil alunos. "De acordo com o andamento da produção dos estudantes, poderemos publicar os 100 melhores trabalhos", anunciou Betânia Ramalho ao encerrar o ato inaugural do Prêmio Caern deste ano.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, geólogo Gilberto Jales, representou a governadora Rosalba Ciarlini e  abriu  o evento, enfatizando a importância da iniciativa da Companhia, unindo  a intelectualidade do ensino fundamental para defender e preservar o meio ambiente, em especial a água, tema do século XXI. O titular da Semarh lembrou que 8 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças transmitidas por via hídrica, como consequência da falta de preservação dos mananciais.

Com esta ação, a Caern abre um novo caminho de diálogo com a população, voltado para a comunidade escolar. O diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso, afirmou que a ideia da Caern, através do prêmio de redação, é interagir com a sociedade, promovendo a cultura e a informação, a partir de um tema que leve a Companhia a discutir os problemas com a população. Ele fez ainda um relato das metas em execução, visando oferecer um serviço de qualidade para 700 mil famílias do Rio Grande do Norte, que hoje recebem diariamente 300 milhões de litros de água fornecidas pela empresa.

Informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site www.premiocaern.blogspot.com, na página eletrônica da Companhia (www.caern.com.br), na fan page www.facebook.com/premiocaern e ainda pelo telefone da Assessoria de Comunicação da Caern (84) 3232-4161.

LANÇAMENTO
Após a abertura aconteceu um momento cultural, coma a apresentação do coral da Caern, "Som das Águas", que levou para a plateia a música "Planeta Água".  O empregado da Caern, Jaílson Nascimento presenteou o auditório com um cordel, tendo como tema a preservação da água.  O assessor de Comunicação Social da Caern, no exercício do cargo, jornalista Juliano Freire, através de um audiovisual, mostrou os objetivos e como participar do prêmio, que tem como tema "Água - o Desafio do Século XXI". Para a professora Andressa Nunes, do Instituto Maria Auxiliadora, o Prêmio criado pela Caern, ajuda a inserir os estudantes e professores na luta pela preservação da grande riqueza da humanidade que é a água.

O presidente da comissão organizadora do prêmio, o engenheiro da Caern, Isaías Costa Filho, fez um relato da situação do planeta e das dificuldades em um futuro próximo, se não forem tomadas medidas urgentes, destacando iniciativas como essa da Caern, envolvendo estudantes na defesa do meio Ambiente. E o professor Rosemberg Ramalho, da equipe do projeto "Descomplicando a Língua", que vai coordenar o processo de correção dos trabalhos, destacou que o prêmio vai estimular os alunos a escrever, utilizando a carta como gênero, o que certamente terá efeitos positivos, haja vista que os alunos vão ver o trabalho tendo uma destinação final.

O lançamento do Prêmio Caern de redação contou ainda com a participação do diretor do Instituto de Biociência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Graco Aurélio Câmara, que representou a reitora Ângela Paiva; da diretora das escolas de Educação e de Comunicação da Universidade Potiguar (UnP), jornalista Valéria Credidio, representando a  reitora  Sâmela Soraia Gomes; da coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa; e diversos representantes de escolas públicas e privadas. Presentes ainda no lançamento, os diretores da Companhia, Ricardo Varela (Técnico), João Maria de Castro (Comercial e Financeira) e Jailton Tinoco (Administrativo), além de diretores e alunos de escolas públicas e privadas e de empregados da Caern.
FONTE: GOVERNO RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário