sexta-feira, 8 de junho de 2012

Diretor do MEC destaca pioneirismo da Educação do RN

O diretor de valorização dos profissionais de Educação, do MEC, professor Antonio Lambertucci, saiu entusiasmado do primeiro Seminário Estadual de Articulação com os Sistemas de Ensino. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação e reuniu entre os dias 5 e 6 de junho, no auditório do Praiamar Hotel, em Ponta Negra, os secretários municipais de Educação do Rio Grande do Norte. Segundo ele, o Estado dá um passo importante com a criação da Coordenação de Articulação com os Sistemas de Ensino, anunciada durante o seminário.

"Desde a constituição de 1988, o Brasil vem se consolidando como uma das democracias mais desenvolvidas do planeta, buscando fazer com que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. E assim é com a educação. Precisamos pensar na educação como única alternativa de procurar saídas coletivas para nossos problemas. E o Rio Grande do Norte dá um passo importante nesse sentido, com a criação da Coase. É uma ação pioneira no país.", afirmou o professor.

Antonio Lambertucci é ligado à recém-criada Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação. "Com a Sase, estamos superando uma forte hierarquia que existia no MEC, passando a tratar todos os entes federativos, inclusive os municípios, de igual para igual. O que favorece uma relação de diálogo e respeito, para que possamos buscar alternativas de trabalho conjunto.", concluiu o professor.

Atenta às palavras do representante do MEC, a secretária de Educação, Betania Ramalho, disse que espera consolidar o mais rápido possível a Coase. "Não dá para pensar numa educação apenas do estado e de uma secretaria que tenta alavancar a educação apenas do estado. O nosso desafio é alavancar a Educação Básica como um todo. Nesse sentido, quando pensamos numa política de educação da secretaria, se fez necessário um bom relacionamento com os municípios, para que a gente possa pensar e trabalhar em conjunto.", continuou.

Para a secretária, os primeiros passos nesse sentido poderiam ser dados a partir de um calendário escolar unificado e uma agenda conjunta de formação. "Além disso, precisamos investir na base do sistema. Hoje, o investimento maior dos municípios é no Ensino Fundamental, mas não podemos continuar investindo do topo para baixo. Tem que ser ao contrário. É preciso começar pela Educação Infantil, para que os nossos estudantes cheguem ao Ensino Médio melhor preparados.", concluiu Betania Ramalho.

Quem também falou sobre o novo projeto da secretaria foi a professora Rosângela Holanda, que deverá assumir a coordenação de Articulação com os Sistemas de Ensino, da Secretaria de Educação, assim que a alteração no organograma do órgão seja aprovada pela Assembleia Legislativa. Para ela, "neste momento do Plano Nacional de Educação, em que o Brasil busca atingir metas, a Coase é um passo essencial no sentido que as metas sejam cumpridas. As necessidades da Educação agora são responsabilidades de todos.", ressaltou a pedagoga.
FONTE: GOVERNO RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário