terça-feira, 19 de junho de 2012

Estudantes de Escola Estadual de Umarizal apresentam projeto científico no exterior

Divulgação
Estudantes levam projeto científico ao Equador
Estudantes levam projeto científico ao Equador

  
Projeto de estudantes da Escola Estadual 11 de agosto, de Umarizal, faz sucesso na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da USP e será destaque agora no exterior, na I Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador.

Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio – Jonas Medeiros de Paiva, Marcondes Matheus de Morais Silva, e Flávia Kaline de Paiva Silva, orientados pelo professor José Everton Pinheiro, desenvolveram projeto de Iniciação Científica criando um Sistema de Geração de Energia Eólica.

Inicialmente, o projeto foi apresentado na Feira de Ciências do Semi-Árido, grande evento de iniciação científica promovido pela Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). Selecionado na Feira de Ciências do Semi-Árido, o projeto dos estudantes da Escola Estadual 11 de Agosto seguiu para a Febrace, mega evento de Ciências e Engenharia da USP (Universidade de São Paulo), realizado entre os dias 12 e 17 de março deste ano.

A criatividade e a natureza do projeto, que trata do empenho de estudantes do semi-árido do Rio Grande do Norte em criar um sistema visando a geração de energia solar, despertaram interesses de estudiosos e pesquisadores de várias partes do Brasil e de outros países

Selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento, os estudantes irão mostrar o projeto na grande Feira de Ciências do Equador, que será realizada de 26 a 28 deste mês na cidade de Ambato.

"A viagem dos jovens estudantes de Umarizal revela a qualidade dos projetos de iniciação científica nas escolas estaduais que estão se destacando em feiras de ciências regionais, nacionais e internacionais. Reconhecemos também o trabalho competente e qualificado dos professores capazes de mobilizar grupos e de revelar grandes talentos para o mundo", destacou a secretária estadual da Educação, Betania Ramalho.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual da Educação, está dando inteiro apoio nesta histórica viagem internacional de estudantes de Ensino Médio que protagonizam projeto de iniciação científica. O Governo está assumindo os custos decorrentes de passagens e de estadia (hotel, traslado e alimentação) no Equador.

Curso na Ufersa

O grupo embarca para a cidade equatoriana neste domingo (22). Antes disso, participa de um curso de preparação oferecido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, nesta sexta-feira (20) e no sábado (21).
FONTE: SEEC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário