Usuários e funcionários do Hospital
Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) contam agora com uma Ouvidoria. O
serviço funciona em uma sala localizada na recepção do Pronto-Socorro
Clóvis Sarinho, para onde qualquer cidadão, seja paciente, acompanhante
ou funcionário pode se dirigir e registrar uma reclamação, sugestão,
denúncia ou elogio.
A Ouvidoria do SUS no Rio Grande do Norte
foi implantada na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em 2011,
e o Hospital Walfredo Gurgel conta com o serviço desde o último dia 24
de maio. O contato pode ser feito pessoalmente (de segunda a
sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h), por telefone, e-mail ou
ainda por correspondência. O atendimento é feito por profissionais
habilitados e comprometidos com a ética profissional.
Alice Alcântara é fisioterapeuta e conhece
bem o dia-a-dia do maior hospital público de urgência do Estado. "Sempre
trabalhei na assistência ao paciente e achei interessante o trabalho da
Ouvidoria por poder conhecer de perto as necessidades dos usuários".
Todas as demandas são registradas, enviadas à Sesap e respondidas dentro
de um prazo estabelecido pelo Sistema Único de Saúde, de acordo com a
classificação do assunto.
Beto Madruga, Ouvidor Geral do SUS no RN,
reforça que a Ouvidoria é uma ferramenta de controle social e de gestão.
"Os relatórios gerenciais são importantes para se trabalhar a solução
dos problemas". Ele explica que a demanda na Ouvidoria da Sesap vem
crescendo e se expandindo para outros hospitais de Natal e também em
Mossoró. "A Ouvidoria veio para ficar, crescer e se consolidar no SUS do
RN". Na Sesap são recebidas cerca de 100 demandas a cada mês.
FONTE: SEEC-RN.
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