sexta-feira, 22 de junho de 2012

Começam as inscrições para o Pronatec 2012.2


Resultados da 1ª chamada começam a ser divulgados dia 6 de julho
Resultados da 1ª chamada começam a ser divulgados dia 6 de julho

  
A Secretaria de Estado da Educação iniciou a seleção de alunos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - Pronatec 2012.2. Neste segundo semestre estão sendo oferecidas 11.675 vagas para cursos profissionalizantes, distribuídas em 16 municípios pólos. São 411 vagas para os cursos técnicos (TEC), com carga horária entre 800 e 1.200 horas, e 11.264 vagas para os cursos de formação inicial e continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 360 horas. Podem participar alunos da rede estadual, que estejam cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período.

As inscrições para os cursos técnicos foram iniciadas na última segunda-feira (18) e vão até está sexta-feira (22), nas escolas selecionadas pela Secretaria de Educação, de acordo com as características do curso oferecido e as potencialidades da região onde se encontra a escola. Essas inscrições são realizadas nas diretorias dessas escolas.

Já as inscrições para os cursos de formação inicial e continuada serão abertas neste sábado (23) e vão até o dia 11 de julho, através do site www.pronatec.rn.gov.br. Estão sendo disponibilizadas vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI, IFRN e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 6 de julho, para os cursos técnicos e no dia 16 de julho para os cursos de formação inicial e continuada.  Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que começa no dia 16 de julho. Os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, o Pronatec é um progrma importante por conseguir  relacionar a formação educacional com a do trabalho, fortalece a escola pública e abre maiores perspectivas de aprendizagem para o estudante. "Além disso, é um passo fundamental para a Escola de Tempo Integral, pois os cursos são oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, podem participar do Pronatec à tarde ou à noite", ressaltou a secretária.

Em parceria com o governo federal, o governo do Estado deu início ao Pronatec no segundo semestre de 2011, oferecendo 3.200 vagas para os cursos profissionalizantes. No primeiro semestre de 2012, foram abertas outras 5.471 vagas. Neste segundo semestre, com a conclusão da etapa de seleção para as novas 11.675 vagas nos pólos de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó, Currais Novos, Apodi, Assú, Ipanguaçu, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape e Nova Cruz, o governo terá aberto mais de 20 mil vagas em apenas três edições do programa.
FONTE: SEEC-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário